A bateria do seu MacBook está se esgotando rapidamente ou não dura mais como antigamente? Neste artigo, mostraremos como verificar a saúde da bateria do seu MacBook, e se ela precisa ser substituída.

Como testar uma bateria do MacBook

A maioria dos modelos de MacBook deve oferecer bateria o dia inteiro quando nova. É possível ter cerca de 12 a 13 horas de duração da bateria para os modelos MacBook Air de 2018 e 2019, 10 horas para o MacBook Pro de 13 polegadas de 2018/2019, 10 horas para o MacBook Pro de 15 polegadas 2018/2019 e 11 horas para o MacBook Pro de 16 polegadas 2019.

Para equipamentos mais antigos, o tempo é menor. Isso porque, à medida que o Mac envelhece, você terá uma degradação natural. Um MacBook Air com três anos de uso provavelmente não durará as 12 horas, mas ainda deve durar um período de tempo razoável.

Entretanto, se você não está tendo uma autonomia adequada da bateria do seu Mac, isso pode ocorrer devido a uma falha, ou pode significar que sua bateria precisa ser substituída ou reparada. Felizmente, é fácil descobrir se há algum problema com sua bateria.

O sistema operacional macOS monitora constantemente a saúde de sua bateria. Para visualizar o status atual, siga os passos abaixo:

  1. Enquanto pressiona a tecla Option, clique no ícone de bateria na barra de status (canto superior direito).
  2. A integridade da bateria aparecerá na parte superior (Estado) como: Normal, Substituir em breve, Substituir agora ou Reparar a bateria.
Saiba como verificar a saúde da bateria do seu MacBook

O que significam os estados de funcionamento da bateria

Existem quatro estados em que sua bateria pode estar:

  • Normal - sua bateria está com boa saúde e está funcionando bem.
  • Substituir em breve - Isso significa que a bateria está deteriorada. Funciona bem; no entanto, mantém um desempenho menor do que anteriormente. A bateria precisará ser substituída em breve.
  • Substituir agora - A bateria está funcionando bem, mas mantém uma carga muito pior que antigamente. Você deve substituir a bateria o mais rápido possível para evitar danos ao seu notebook.
  • Bateria de Serviço - A bateria deve ser substituída imediatamente. Pode ser danificada e superaquecida, o que, como resultado, pode danificar outros componentes do seu MacBook.

Aplicativos de terceiros

Para obter mais informações, você pode baixar um aplicativo de monitoramento de bateria de terceiros, como CoconutBattery ou o Battery Health da FlipLab. Eles monitorarão e acelerarão automaticamente os aplicativos que consomem pouca energia, sendo executados em segundo plano.

CoconutBattery
CoconutBattery

O CoconutBattery mede a carga máxima de uma bateria versus a capacidade original quando nova, e pode até comparar o desempenho da sua bateria com modelos similares.

Verifique a contagem do ciclo da bateria

Um ciclo de carga é uma carga e descarga completas da bateria. A bateria do Mac é classificada para 1000 ciclos; alguns modelos mais antigos (pré-2010) são classificados para 500 ou 300 ciclos.

Enquanto a bateria não falhar repentinamente quando atingir seu limite, ela começará a reter cada vez menos carga, à medida que se aproxima desse limite. Eventualmente, você precisará manter o seu Mac conectado ao cabo de alimentação para usá-lo.

Para verificar quantos ciclos de carga sua bateria passou, mantenha pressionada a tecla Option, clique no ícone Apple no canto superior esquerdo da tela e selecione o comando "Informações do sistema". Se você não pressionar a tecla Option, verá o comando "Sobre este Mac".

Clique em Alimentação. Nesta tela, você terá acesso a varias informações do sistema, como a quantidade de ciclos, a Carga Restante (mAh), a Capacidade de Carga Máxima, etc.

Saiba como verificar a saúde da bateria do seu MacBook

Como corrigir problemas de bateria do Mac

Depois de perceber que há um problema com a bateria do seu Mac (talvez você já tenha recebido o aviso do MacBook sobre a bateria de serviço), há algumas coisas que você pode fazer.

Se o seu Mac for relativamente novo e tiver menos de 1.000 ciclos de bateria, ele ainda poderá estar coberto pela garantia da Apple. Nesse caso, você pode simplesmente levar seu Mac para qualquer Apple Store, e eles o consertarão sem nenhum custo. Para verificar o status da garantia do seu Mac, faça o seguinte:

  1. Clique no logotipo da Apple na barra de menus e depois em Sobre este Mac.
  2. Copie seu número de série.
  3. Visite checkcoverage.apple.com.
  4. Cole o seu número de série e clique em Continuar.
Saiba como verificar a saúde da bateria do seu MacBook
Se o seu Mac estiver fora da garantia, você ainda poderá acessar a Apple e pagar pela substituição da bateria do MacBook.