O seu Mac não liga ou não inicializa? Saiba como resolver

Sempre ouvimos comentários de que, quem possui um Mac, possui uma máquina incrível e perfeita. Bem, o Mac é realmente incrível, mas não é perfeito e pode sofrer com alguns bugs ou falhas, até porque, nada é perfeito.

O seu Mac não liga ou não inicializa? Saiba como resolver

Sempre ouvimos comentários de que, quem possui um Mac, possui uma máquina incrível e perfeita. Bem, o Mac é realmente incrível, mas não é perfeito e pode sofrer com alguns bugs ou falhas, até porque, nada é perfeito. Quando o Mac resolve não ligar ou inicializar, os usuários muitas vezes, acabam entrando em pânico. Mas calma, tudo tem uma solução e neste artigo, vamos ensinar como resolver o problema do Mac que não liga ou não inicializa.

O seu Mac não liga ou não inicializa? Saiba como resolver

mac

1. Verifique o cabo do carregador (Macbook) ou cabo de energia (iMac e Mac Mini)

Pode ser algo simples, mas ajudará vocâ a descartar o primeiro problema. Procure examinar de maneira cuidadosa o cabo do seu carregador de ponta a ponta para saber se o mesmo está totalmente intacto.Também verifique se se a ponta da tomada está funcionando.

Se os coolers estiverem funcionando, mas você não vê nada na tela nem ouve sons, isso pode indicar falha na placa lógica. Pressione o Caps Lock para ver se a tela liga. Se ligar mesmo que em tela preta, pode ser culpa de algum aplicativo danificado que afeta a inicialização, possivelmente um software antivírus. Para resolver o problema,remova o aplicativo indesejado enquanto estiver no modo de segurança.

2. Inicie no Modo de Segurança

Quando seu Mac liga mas não inicializa, talvez você deva iniciar no Modo de Segurança, que limita o macOS às suas funções mais básicas, permitindo recuperar o Mac. Esta pode ser uma das maneiras mais eficazes de resolver o problema.

Como proceder:

  1. Pressione o botão Liga/Desliga enquanto mantém pressionada a tecla Shift.
  2. Solte a tecla Shift após o login aparecer.

Após iniciar no Modo de Segurança, você poderá investigar melhor para descobrir o real problema. Enquanto estiver no modo de segurança, tente executar alguns utilitários de manutenção.

3. Execute o ciclo de energia especial

Há casos em que o Mac não inicia, apesar de estar normalmente conectado, mesmo com um indicador de energia verde aceso. Você pode tentar reiniciar o seu MacBook em um modo especial, chamado "ciclo de energia especial". Para ativar este modo, siga os passos a seguir:

  1. Desconecte o cabo de alimentação.
  2. Mantenha o botão Liga/Desliga pressionado por cerca de 10 segundos.
  3. Sem soltar o botão Liga/Desliga, conecte o cabo de alimentação.
  4. Aguarde mais 10 segundos segurando-o.
  5. Solte um botão e inicie o seu Mac normalmente.

4. Corrigindo a inicialização do Mac na tela preta

Um dos problemas mais relatados pelos usuários do Mac é a tela preta que aparece quando vai inicializar e acaba não saindo disso. Este problema é seguido pela mensagem recorrente de "Redefinição de senha. O problema parece estar de alguma forma preocupado com o circuito de energia da bateria, com o Mac não iluminando a tela. Existe uma solução para este problema que pode parecer um tanto estranha mas deve funcionar, mais abaixo você confere como proceder:

  1. Passe uma lanterna ligada através do logotipo da Apple na parte traseira da tela.
  2. Trazer essa luz extra deve ajudá-lo a ver o ícone de login e você poderá colocar o cursor no lugar certo e efetuar login.
  3. A tela deve acender normalmente depois disso. Uma variante dessa solução é acender uma lanterna na tela da esquerda para a direita (na parte frontal da tela). Tente isso em um quarto escuro para obter um efeito maior.

5. Redefinir o System Management Controller (SMC)

O System Management Controller é responsável por muitas funções no Mac. Entre essas funções, temos a configurações da bateria, reações no visor e, especificamente, as funções do botão Liga/Desliga. Caso não consiga inicializar seu Mac, será preciso redefinir o SMC. Desta forma, acesse este link e saiba como proceder.

6. Use o modo de recuperação do Mac

Por fim, se nenhuma das dicas acima deram certo, está na hora de utilizar o modo de recuperação do Mac. Assim, algumas estão disponíveis no modo de recuperação:

  1. Coloque seu Mac de volta usando o Time Machine
  2. Reinstale o sistema operacional
  3. Use o Utilitário de Disco para recuperar sua unidade
  4. Execute um aplicativo de manutenção dedicado para Mac

Abaixo, você confere como entrar no modo de recuperação:

  1. Acesse o menu Apple> Reiniciar
  2. Aguarde o som de inicialização do Mac
  3. Pressione e segure imediatamente Command + R
  4. Não solte as teclas até ver o logotipo da Apple

Meu Mac continua não ligando e inicializando, o que fazer?

Bem, se nada deu certo, é hora de procurar a assistência técnica da Apple, pois, seu Mac pode estar com um problema mais complexo que somente um profissional especializado pode resolver.

Então, gostou das dicas?

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário