Quando falamos dos computadores da Apple, a primeira coisa que nos vem a mente são os preços, dado que a gigante de Cupertino costuma aplicar valores bem expressivos. O novo Mac Pro, por exemplo, pode ultrapassar a bagatela de R$ 200 mil. Felizmente, esse alto custo resulta em máquinas com desempenho acima da média.

Os MacBooks, que são os computadores portáteis da Apple, se tornam mais competentes a cada ano. Agora, buscando aumentar o interesse do público nesses modelos e consequentemente alavancar as vendas, parece que a Apple deve entregar uma nova funcionalidade em breve que vai tornar os MacBooks ainda mais rápidos. Trata-se do "Pro Mode".

Uma busca recente no código fonte do macOS Catalina (versão beta 10.15.3) revelou essa possível novidade, que entregará mais desempenho aos notebooks da Apple, aumentando a velocidade na execução de aplicativos. Na descrição do Pro Mode temos o seguinte texto: "As aplicações podem correr mais rápido, mas a duração da bateria pode diminuir e o ruído da ventoinha pode aumentar" e "Limite de velocidade da ventoinha substituído" quando a funcionalidade for ativada.

Pro Mode no macOS

Parece que tudo isso está relacionado ao gerenciamento de energia do macOS, dado que o sistema deve limitar temporariamente as restrições de energia, entregando mais desempenho aos usuários.

Infelizmente, ainda não sabemos quando o Pro Mode será lançado oficialmente, mas levando em consideração que o recurso apenas foi inserido no código do sistema, deve demorar algum tempo para que ele seja distribuído, afinal, a Apple certamente deve realizar alguns testes antes de liberar essa funcionalidade ao público.