A Apple já havia trazido uma integração negociada diretamente com o Transporte de Londres (TfL), possibilitando o pagamento na catraca via Apple Pay pelo seu iPhone. O serviço, porém, dependia de identificação biométrica para a aprovação, com Face ID ou TouchID, tornando-o mais lento em alguns segundos do que o mesmo serviço do Google Pay ou cartão de transporte.

Por isso, nessa segunda-feira, 2 de dezembro, a Apple lançou o Express Transit na cidade de Londres, acelerando essas transações nas catracas com os dispositivos celulares Apple. Agora, os usuários da Apple Pay podem selecionar um cartão de crédito para pagar a viagem, por isso não se precisa mais da identificação biométrica, o que torna agora o serviço da Apple o mais rápido entre todos.

É selecionado automaticamente o cartão padrão da Apple Pay como cartão Express Transit, sendo possível alterar o cartão a qualquer momento nas configurações do aplicativo. Não são todos os dispositivos suportados, porém. Somente os iPhone SE, 6S ou superior tem acesso a nova funcionalidade em Londres, o mesmo valendo para o Apple Watch. Porém, os iPhones XS, XR e acima podem ainda utilizar o Apple Pay por até 5 horas se o dispositivo ficar sem bateria após o primeiro uso no TfL.

A rede do Transporte de Londres contabiliza cerca de 25 milhões de viagens por semana feitas sem contato, com 20% dessas viagens sendo pagas com um dispositivo móvel smartwatch ou smartphone. A nova tecnologia facilita a vida da população por agilizar o pagamento de viagens, impedindo situações como cartões de transporte sem crédito e a necessidade de se comprar tickets ou pagar em dinheiro. O Pagamento de transporte público por smartphones ainda engatinha no Brasil, mas não deve tardar para se implementar em grande escala nas principais capitais do país.