iPadOS: O sistema operacional que deixará o iPad com cara de Macbook

A Apple anunciou o iPadOS na WWDC 2019, e isso significa atualizações práticas e divertidas para o seu iPad. Confira os modelos que terão acesso à versão do sistema.

Por Apple Pular para comentários
iPadOS: O sistema operacional que deixará o iPad com cara de Macbook

A Apple fez algumas mudanças distintas em seu sistema operacional móvel, introduzindo um sistema operacional separado para os iPads: o iPadOS. Embora a base básica para iOS e iPadOS seja quase a mesma, o iPadOS distingue a experiência do iPad com a experiência do iPhone, adicionando alguns novos recursos e redesenhando a interface do usuário para melhor atender a tela maior dos iPads.

Aqui estão alguns dos principais recursos exclusivos do iPadOS. Também comparamos os recursos do iOS com os do iPadOS.

Tela Inicial do iPadOS

No iPadOS, você encontrará uma tela inicial reprojetada, na qual o tamanho do ícone do aplicativo foi reduzido para permitir que um número maior de aplicativos caiba em cada página. Há também uma opção para mostrar alguns widgets ao longo desses aplicativos, no lado esquerdo da tela, também conhecido como "Visualização de hoje". É semelhante à página Exibição de hoje, que pode ser acessada deslizando diretamente na tela inicial nas versões atuais do iOS. O iPadOS combina essencialmente estas duas páginas para uma melhor visão geral, bem como a eficiência ao usar o iPad.

Multitarefa

Um dos recursos mais úteis do iPad é a capacidade de multitarefa usando o modo Split View. Agora você pode abrir duas janelas de aplicativos para o mesmo aplicativo, ou dois aplicativos diferentes. Isso é útil se você quiser comparar duas versões de um arquivo.

Da mesma forma, o Slide Over permite que você puxe um aplicativo em uma janela lateral sem ter que fechar o aplicativo atual que você está usando. Você pode usar isso para verificar rapidamente seus e-mails ou lembrete, sem atrapalhar seu fluxo de trabalho. Você pode percorrer vários aplicativos no recurso Slide Over, permitindo ter basicamente dezenas de aplicativos acessíveis o tempo todo. 

O recurso Expose do Mac também foi incorporado ao iPadOS, permitindo que você obtenha uma visão geral de todos os seus aplicativos abertos. Isso torna mais fácil pular entre esses aplicativos e fechá-lo, se você não precisar mais deles abertos. No entanto, esse recurso ainda não está disponível no beta público que acabou de ser lançado.

Safari

Agora, o Safari abrirá a versão completa do site para computador no iPadOS, ao contrário da exibição móvel que geralmente omitia muitos recursos. Os sites serão dimensionados de acordo com o tamanho da tela do iPad, e otimizados para toque na tela, o que facilitará muito a navegação e o trabalho no Safari. O Safari também tem um novo gerenciador de downloads, que ajuda a gerenciar os arquivos que você baixou.

App de arquivos

O aplicativo Arquivos do iPadOS agora suporta o compartilhamento completo de pastas e o suporte a unidades externas pela primeira vez. Isso significa que você pode conectar um pen-drive USB e transferir dados a partir dele no aplicativo Arquivos. Esse recurso também está disponível no iPhone.

Gestos

 

Outra adição notável ao iPadOS são os novos Gestos. Esses novos gestos incluem três dedos para cortar, três dedos para colar e três dedos para desfazer. Você também poderá usar outro gesto que melhorará sua experiência: aperte com dois dedos no teclado para reduzi-lo ao tamanho do iPhone, e mova-o pela tela. Se você movê-lo para o lado da tela, você pode efetivamente digitar com apenas uma mão, ou melhor, só com o polegar.

O iPadOS também suporta o novo recurso de deslizamento QuickPath, que permite deslizar pelas letras para digitar uma palavra. Isso é semelhante ao que já vimos em aplicativos teclado de terceiros, como o SwiftKey.

Marcação

No iPadOS você pode marcar sites, documentos e e-mails inteiros. Se você estiver usando um Apple Pencil, um simples deslize para cima a partir do canto lança instantaneamente o Markup, e exibe a paleta de ferramentas reprojetada, permitindo que você selecione o tipo / tamanho e cor do pincel. 

Você pode mover essa paleta para qualquer lugar da tela. A latência do Lápis também foi reduzida de 20ms para 9ms, o que permitirá uma experiência de caneta mais natural ao usá-la.

Fontes

A Apple adicionou a capacidade de baixar, instalar e usar fontes personalizadas em aplicativos específicos. Isso é ótimo para aqueles que gostam de anotações básicas de design gráfico em seus iPads.

Dispositivos suportados

O iPadOS chegará aos seguintes dispositivos neste ano:

  • iPad Pro 12.9 (2018)
  • iPad Pro 12.9 (2017)
  • iPad Pro 12.9 (2015)
  • iPad Pro 11 (2018)
  • iPad Pro 10.5 (2017)
  • iPad Pro 9.7 (2016)
  • Ar do iPad (2019)
  • iPad Air 2
  • iPad (2018)
  • iPad (2017)
  • iPad Mini (2019)
  • iPad Mini 4

Data de lançamento

Como a Apple vendeu o iPadOS como "iPadOS 13", estamos presumindo um lançamento em conjunto com o iOS 13, que será algo em meados de setembro. 

Uma versão beta pública foi lançada para permitir que os usuários experimentem o novo sistema operacional e ajudem a eliminar os bugs antes da versão final ser lançada ao grande público. Fique atento ao Oficina da Net para saber mais detalhes, à medida que a Apple libere mais informações sobre o iPadOS.

Compartilhe com seus amigos:
Mais sobre: apple, ipados, ipados13, ipad
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Minha foto
    Últimas notícias de Apple