O chefe de design da Apple anunciou recentemente sua saída para investir na sua própria companhia na área, chamada LoveFrom. A maçã, por sua vez, disse continuar trabalhando com Jonathan Ive, já que a Apple será a sua primeira cliente. 

Isso significa que, mesmo fora da empresa, o designer ainda será responsável por alguns produtos da Apple. Segundo o CEO da maçã, Tim Cook, a companhia vai "continuar a se beneficiar do talento de Sir John, trabalhando diretamente com ele em projetos exclusivos e usufruindo da equipe de design brilhante que ele construiu".

Steve Jobs e Jonathan Ive.
Steve Jobs e Jonathan Ive.

Jonathan Ive liderou o time de design da Apple desde 1996 e ficou conhecido por diversos produtos como Macs, iPods, iPhones, iPads, Apple Watches e mais. Ele ainda auxiliou no projeto do Apple Park e de algumas lojas físicas da Apple. 

E não para por aí! Ive também participou ativamente do desenvolvimento do iOS 7 em 2013 e do macOS. Ele conta ter tido contato próximo com Steve Jobs quando a companhia não ia muito bem, lá em 1997. No ano seguinte, os dois trabalharam juntos e lançaram o iMac - o que fez com que a Apple retornasse com força total ao mercado. 

Para quem não o conhece, Jonathan Ive aparece constantemente em vários dos vídeos de produtos da Apple, principalmente aqueles voltados para o design da peça. De uns tempos para cá essa participação diminuiu, mas ainda era possível ouvir sua voz, como é o caso do vídeo do novo Mac Pro. Veja abaixo.

 

"Depois de quase 30 anos e incontáveis projetos, tenho muito orgulho do trabalho que fizemos e do time de design que construímos", disse sir John. "Esse time certamente vai prosperar sob a liderança de Evans, Alan e Jeff, que foram alguns dos meus colaboradores mais próximos".

Por fim, Ive disse estar confiante nos colegas designers da Apple e que espera ainda trabalhar por muitos anos com a maçã.

O anúncio da saída do designer certamente não agradou investidores da Apple. Resta saber agora se esse discurso proferido por Tim Cook e pelo próprio Jonathan Ive foi apenas uma tentativa de acalmar os ânimos do mercado, ou se de fato a Apple não sofrerá tanto com a sua saída.