A Apple adquiriu a Silk Labs, uma startup que se concentra na criação de software de aprendizado de máquina no aparelho. A aquisição ocorreu no início do ano e segundo o The Information, este seria um ajuste natural para a abordagem centrada na privacidade da Apple para IA.

A Silk Labs é responsável pelo desenvolvimento de serviços de aprendizado de máquina no dispositivo. A ideia é processar dados sem enviá-los para a nuvem, método que a Apple também adotou.

A startup foi co-fundada pelo CTO da Mozilla, Andreas Gal, e lançou apenas um produto: um nome de "câmera inteligente e hub para sua casa inteligente". O hub tinha um visual elegante e bem projetado, e tinha como função conectar produtos domésticos inteligentes, incluindo termostatos, câmeras e alto-falantes.

Apple adquire startup de IA com foco em privacidade.
Apple adquire startup de IA com foco em privacidade.

Já, o Sense foi laçado no Kickstarter em fevereiro de 2016, porém, recebeu somente US$ 150.000 em financiamento de 774 apoiadores. Por essa razão, a Silk Labs cancelou o produto naquele ano, reembolsando os patrocinadores. Na mesma época, a empresa anunciou que estava desenvolvendo um software de IA para outras empresas.

O site da Silk Labs e também as redes sociais, mostram que a empresa prioriza o uso de computação de ponta e criptografia para tornar os seus serviços mais privativos que os rivais.

Para o desenvolvimento e IA, a Apple adotou uma metodologia semelhante, o que a diferencia de empresas rivais. "Quando se trata de realizar análises de seus dados", afirmou o executivo da Apple, Craig Federighi, ainda em 2016, conforme o The Verge. "Estamos fazendo isso em seus dispositivos, mantendo seus dados pessoais sob seu controle".

O valor da compra da Silk Labs não foi mencionado, mas o The Information estima que deva ter tido um valor baixo, já que a empresa não contava com muitos funcionários.

Fonte: The Verge