O iOS 12 começou a ser liberado nesta segunda-feira (12) para os usuários de iPhone e iPad. E dentre as novidades do sistema operacional, está um recurso de realidade aumentada com grande utilidade: O aplicativo "Medidas", que funciona como uma fita métrica de alta tecnologia. 

O app de realidade aumentada utiliza as capacidades do ARKit 2, tecnologia criada em uma parceria da Apple com a Pixar. Basta abrir o app, apontar sua câmera para algo e medir as dimensões dos objetos no mundo real. Aplicativos como este já existiam na App Store, mas agora é nativo do iOS.

Leia também: Como usar o filtro Quadrinhos do iOS 12 e transformar suas fotos em HQ?

Como usar o aplicativo Medidas no iOS 12

Para obter o aplicativo Medidas, basta atualizar para o iOS 12 e o app estará automaticamente instalado em seu iPhone ou iPad. Abra o aplicativo "Medidas" e mova para cima, para baixo e para os lados para calibrar. Mova o iPhone até que ele esteja pronto para começar. 

App Medidas no iOS 12
App Medidas no iOS 12

Quando o aplicativo estiver pronto, aponte seu iPhone para o objeto que deseja medir e você verá um ponto em um círculo. Toque no sinal de mais (+) para adicionar o ponto de partida. Esse ponto permanecerá ancorado ao objeto no mundo real, mesmo quando você movimentar seu telefone.

Agora, apenas mova seu telefone. Ele medirá a distância entre o ponto colocado e o que estiver abaixo do ponto no centro da tela.

App  Medidas no iOS 12
App Medidas no iOS 12

Se o ponto que você deseja medir estiver muito distante, se aproxime mais para poder medir. Você não poderá medir se estiver muito perto também.

Seu iPhone solicitará automaticamente que você meça alguns objetos também. Basta mover o telefone para que o objeto fique posicionado sob o ponto no centro da tela e você verá um aviso para adicionar uma forma ao redor do objeto. 

App Medidas no iOS 12
App Medidas no iOS 12

 

Toque no botão "+" para desenhar linhas ao redor do objeto e medir suas dimensões automaticamente.

App Medidas no iOS 12
App Medidas no iOS 12

Toque na seta para trás (canto superior esquerdo) para desfazer sua última ação ou toque na lixeira (canto superior direito) para remover todos os pontos que você colocou na tela.

App Medidas no iOS 12
App Medidas no iOS 12

 

O aplicativo Medidas é bastante preciso. Entretanto, sempre é prudente verificar dimensões de objetos com os quais você está lidando de forma mais séria, com uma fita métrica ou régua física, se precisar de medições extremamente precisas. O aplicativo nem sempre consegue obter uma medida perfeita em todos os cenários.