A Apple, no ano passado, havia ganhado permissão para iniciar os testes envolvendo a tecnologia 5G no iPhone. A novidade da vez é que agora a companhia deu início a um grande passo para conseguir trazer a próxima geração de redes móveis aos seus produtos.

O Business insider destaca que a Apple solicitou à FCC (Federal Communications Commission, órgão regulatório norte-americano similar à nossa Anatel) exclusividade para o uso de faixa ampla de ondas de alta frequência, ou seja, dos 95G Hz aos 3000 GHz.

A companhia, na requisição, solicitou ao órgão regulador que deixasse livre esse intervalo, para que assim pudesse proceder com os seus testes envolvendo o 5G e ainda outras tecnologias que poderão chegar ao segmento de comunicação futuramente.

Rede 5G à vista. Apple já está trabalhando para isso.
Rede 5G à vista. Apple já está trabalhando para isso.

A FCC, nos Estados Unidos, divide as faixas de ondas por frequências para vários usos, incluindo internet móvel, TV, telefone, rádio, entre outros. Tais frequências não estão alocadas em nenhum setor, por enquanto. A Apple, porém, acredita que quem deve dividir o que será feito com elas é o mercado, e não o governo.

Deste modo, se as faixas de alta frequência permaneçam nas mãos dos órgãos regulamentadores, isso tudo poderá acabar dando uma limitação ao desenvolvimento e pesquisas na área, já que boa parte dos testes feitos por empresas poderiam em impossibilitados em questão da burocracia.

A Apple, que possui várias patentes relacionadas à tecnologia 5G, já negocia com a Intel o fornecimento de modens que são compatíveis para os futuros modelos de iPhone. Agora, tudo está nas mãos da FCC. Resta agora saber se o órgão irá facilitar ou não a implantação do 5G nos próximos meses.