Para corrigir as falhas no iPhone 8 que tiveram suas telas trocadas em estabelecimento não autorizados pela Apple, a companhia liberou a atualização de sistema iOS 11.3.1. O update chega após diversas reclamações de usuários que diziam ser impossível a utilização da tela sensível ao toque no iPhone.

Além disso, a versão iOS 11.3.1 também traz melhorias no quisito segurança, em iPhones e iPads. A atualização é compatível com os modelos de iPhone 5S ou posterior, iPad e iPod Touch e é gratuita. Para baixar a nova versão é preciso que os donos dos dispositivos móveis da Apple acessem "Ajustes", em seguida, "Geral > Atualização de software".

No começo de abril começaram a surgir as primeiras reclamações sobre a falha na tela do iPhone 8. O smartphone havia deixado de aceitar toques após ter o display reparado em lojas não-autorizadas, segundo informações do site Motherboard.

Update iOS 11.3.1
Update iOS 11.3.1

Com isso, o site americano consultou proprietários de assistências técnicas, que ressaltaram que até mesmo os componentes fabricados pela mesma fornecedora da Apple, haviam deixados de ser aceitos. Ao que tudo indica houve um bloqueio remoto efetuado pela fabricante Apple através de software.

Ao baixar a atualização do iOS 11.3, o iPhone teria passado a restringir o funcionamento pleno de telas não-originais, alguns usuários de iPhone 7 em 2017, tiveram o mesmo problema ao baixar a atualização mais recente do software. O que foi resolvido posteriormente pela Apple com uma nova atualização, mesmo procedimento adotado agora, com o problema do iPhone 8.

A Apple ressaltou em nota, que "telas de substituição não originais podem comprometer a qualidade visual e não funcionar corretamente, os reparos de tela certificados pela Apple são realizados por especialistas de confiança que usam peças originais da Apple. Demais informações, a companhia sugere entrar em contato com o suporte técnico da empresa.