Oficina da Net Logo

Patente revela caneta da Apple que escreve no ar

Será que a Apple está prestes a revolucionar o mercado mais uma vez?

Por | @Evilmaax Apple

Ao que tudo indica a Apple pode estar planejando uma nova e revolucionária caneta para seus devices. Pelo menos é o que se presume olhando para a nova patente registrada pela marca.

Nela pode-se ver uma caneta que pode ser usada em qualquer superfície plana, o que evitaria qualquer limitação física ou tecnológica atrelada ao fato de que, hoje, as canetas da Apple só podem ser usadas com os devidos dispositivos, como o iPad Pro, por exemplo. Em tese ela pode ser usada, inclusive no ar; pelo menos é o que afirma o site holandês TechTastic.

O título da patente é algo como "Criação de Conteúdo Usando Dispositivo de Entrada Eletrônico em Superfícies Não-Eletrônicas" e já é suficiente para criarmos diversas teorias. O título, na verdade, é a melhor fonte de informações, já que o restante da patente é bastante vaga sobre as especificações e maiores detalhes.

Diversos devices parecem ser compatíveis. A única exigência parece ser uma tela touch screenDiversos devices parecem ser compatíveis. A única exigência parece ser uma tela touch screen

O que se pode ver é que ela possui um sensor externo (ao longo da linha responsável pelo Leap Motion) por onde será rastreada a caneta, além disso há grandes chances de que seus movimentos possam ser gravados através de acelerômetros internos e de sensores de posicionamento. Não se descarta também a chance de que a mágica aconteça através de uma luz e sensor LED ou ainda uma pequena tela no dispositivo. 

O interessante talvez seja um dos desenhos de patente que mostra um grande número de dispositivos com telas sensíveis ao toque, incluindo um iPod de primeira geração e um laptop, ao lado de um iPhone, iPad e um relógio. No desenho todos eles parecem estar recebendo o mesmo desenho ao mesmo tempo. Já imaginou as possibilidades disso? Um professor usando a caneta e 25 alunos recebendo tudo ao mesmo tempo em seus iPads. Talvez isso seja possível a partir de agora.

Outra imagem que dá ideia de uma interessante função mostra a caneta desenhando um cilindro e tal forma aparecendo na tela do notebook, ao que tudo indica, já em um formato tridimensional.

Forma cilíndrica parace estar sendo transmitido diretamente para o notebookForma cilíndrica parace estar sendo transmitido diretamente para o notebook

O mais importante de lembrar, contudo é que um registro de patente não é a garantia de que a tecnologia já esteja pronta, muito menos de que o produto será desenvolvido. Uma patente não é um compromisso com a produção, porém, todos devices e invenções que utilizamos hoje em dia começaram com um simples registro, assim como este da caneta que vemos na galeria acima.

MAIS SOBRE: #apple
Comentários