O iOS 11 foi liberado pela Apple há quase um mês. Como de costume, a Maçã interrompeu nesta semana a opção de downgrade para os seus usuários. Deste modo, quem baixou o update, mas gostaria de voltar para o iOS 10, já não é mais possível.

A Apple suspendeu as assinaturas digitais das versões 10.3.3 e 11.0, de acordo com o site 9to5Mac. Assim sendo, através do método tradicional de downgrade, que inclui também fazer o download do firmware e conectar o iPhone ou iPad ao iTunes no computador ou Mac, torna-se impossível reinstalar tais versões do sistema.

Apple não aceita que usuários do iOS 11 voltem à versão anterior.
Apple não aceita que usuários do iOS 11 voltem à versão anterior.

Se você é um dos usuários que ainda está usando o iOS 10 e não pretende fazer o upgrade, fique atento para não baixar a atualização sem querer, já que não é mais possível reverter o ato.

A única opção para quem realmente quer voltar à versão antiga do iOS é realizar um jailbreak, que viola a garantia do aparelho, inclusive, caso não seja bem feito, pode acarretar danos ao firmware.

A Apple, até agora, mesmo com pouco tempo de lançamento do iOS 11, já liberou dois novos updates para a recente versão, que corrigem bugs e falhas de segurança da primeira versão.