A biometria em smartphones é um recurso relativamente novo, porém, ao que tudo indica, veio mesmo para ficar. De acordo com um relatório divulgado pela Counterpoint Reserch, mais de 70% dos aparelhos comercializados no mundo no próximo ano deverá contar com leitor de digitais, e que promete uma maior segurança e também comodidade aos usuários. Vale notar que, atualmente, mais da metade dos aparelhos já possuem o recurso que chegou com o iPhone 5S ainda em 2013.

Em 2018, sete em cada dez smartphones novos contarão com leitor de digitais.
Em 2018, sete em cada dez smartphones novos contarão com leitor de digitais.

Os leitores de impressões digitais, a princípio, estavam presentes somente em top de linhas, agora estão também se espalhando em modelos intermediários e deverão chegar em modelos mais baratos em breve.

O estudo publicado pela Counterpoint Research diz que a proporção de modelos com sensores vendidos em 2016 foi de 51%, agora, a estimativa para este ano é de 58%, e 71% para 2017.

Os leitores de digitais tem tido uma grande demanda em razão da popularização de aplicativo e serviços de pagamento móvel que exigem biometria para autenticação. Para completar, a segurança e também comodidade na substituição de senhas numéricas e de padrão para desbloqueio tem agradado os consumidores.

Algumas fabricantes chinesas já incluem leitores de digitais em aparelhos de entrada, porém, a tendência é que grandes empresas como Samsung e LG possam fazer o mesmo no próximo ano.