A Apple já havia revelado em junho que o novo macOS "High Sierra" estaria chegando ainda neste ano. De acordo com a Apple, o macOS High Sierra conta com funcionalidades que garantem melhor performance e vários ajustes na interface. Além disso, este é o primeiro sistema operativo para desktop da companhia com suporte para realidade virtual.

Novidades que acompanham o macOS High Sierra

Com o novo sistema chega o ficheiro Apple com armazenamento interno de 100% flash em todos os Macs. A arquitetura avançada de 64 bits traz um novo padrão de segurança e maior capacidade de resposta.

O sistema é reativo, desenvolvido principalmente para executar tarefas diárias de maneira instantânea, como no caso da duplicação de um chaveiro, como em calcular o tamanho do conteúdo de uma pasta. O novo sistema de ficheiros traz maior proteção das informações, pois conta com encriptação integrada, proteção contra bloqueios, além de cópia de segurança de dados simplificada.

O HEVC (High Efficiency Video Coding), conhecido H.265 consegue comprimir mais 40% de vídeo do que o atual padrão de compressão (H.264), além de acelerar o streaming de vídeos.

O macOS conta com a integração do Metal, tecnologia que possibilita aos aplicativos obter maior potência da placa gráfica (GPU). Já o Metal 2 traz aprendizagem automática, compatibilidade com GPU externa e realidade virtual.

Novo sistema chega com realidade virtual
Novo sistema chega com realidade virtual

Com o macOS High Sierra a realidade virtual passa a ser "realidade". Os programadores poderão criar novas soluções com a compatibilidade otimizada com SteamVR da Valve e óculos de realidade virtual HTC Vive, além de apps de criação de conteúdos, como Final Cut Pro X, Epic Unreal 4 Editor e Unity Editor.

Além destas novidades, o novo macOS High Sierra também traz vários outros aplicativos, como por exemplo, o novo app Fotografias, que permite editar e organizar os conteúdos.

Atualizando o sistema...

Antes de iniciar o processo de instalação é interessante realizar uma cópia de segurança do Mac. No entanto, se utiliza o OS X Lion 10.7.5 ou posterior, poderá efetuar a atualização imediatamente para o macOS High Sierra através do ícone da Apple (maça), após selecionar a opção "Acerca deste Mac" e finalmente, "Atualização do Sistema".