As empresas estão investindo constantemente na inteligência artificial e ainda em assistentes pessoais virtuais. Porém, ao que tudo demonstra, a Apple pode não estar no mesmo caminho.

De acordo com dados divulgados pela Verto Analytics, a Siri perdeu 7,3 milhões de usuários mensais entre maio de 2016 e maio de 2017 nos Estados Unidos. Esta quantia representa 15% da base total de usuários de assistentes virtuais. Atualmente, a Siri possui 41,4 milhões de usuários únicos mensais no país.

A Siri está presente em todos os produtos da Apple, incluindo o iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV, sendo que está pronta para ajudar o dia todo. Através da assistente é possível planejar eventos, chamar um taxi, enviar mensagens, entre outras tantas funções.

Em contrapartida, a Alexa, da Amazon, registrou crescimento de 325%, passando de 800 mil usuários em maio de 2016 para 2,6 milhões no período de um ano. Para completar, os usuários da Alexa estão utilizando o serviço com mais frequência do que antes, passando de 10% para 22% de adesão.

O mesmo aconteceu com a Cortana, da Microsoft, que teve um salto grande no número de usuários únicos mensais. O registro foi de 200 mil para 700 mil, ou seja, um aumento de 350%, com taxa de adesão passando de 19% para 60%.