Chegando primeiramente ao sistema, o tema escuro começou a ser utilizado por praticamente todos os usuários de dispositivos móveis. É dificil ver um usuário que tenha a opção disponível, ignorar a mesma e seguir utilizando o tema claro.

Afinal de contas além de poupar nossos olhos, trazendo mais conforto visual, em telas AMOLED o benefício é ainda maior, pois se você não sabe, telas com essa tecnologia motram a cor preta, simplesmente "desligando o pixel", ou seja, o usuário ganha mais autonomia de bateria.

As configurações do Documentos, Planilhas e Apresentações serão ajustadas automaticamente quando o sistema Android for configurado para usar o tema escuro.

Além disso, você também pode ativar ou desativar o modo escuro nos aplicativos Documentos, Planilhas ou Apresentações de forma independentemente. Se você fizer isso, cada aplicativo estará sempre no tema selecionado, independentemente das configurações do sistema Android.

Para ativar ou desativar o tema escuro nos aplicativos da GSuite siga os passos abaixo:

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o aplicativo Documentos, Planilhas ou Apresentações Google.
  2. No canto superior esquerdo, toque em Menu.
  3. Toque em Configurações.
  4. Toque em Escolher tema.
  5. Escolha Escuro, Claro ou Padrão do sistema.
Use tema escuro em seus aplicativos da GSuite

Para desativar o tema escuro você deve seguir os mesmos passos acima e o item 5, escolher "Claro" para aplicar o tema. Agora se você estiver com um documento aberto, seja no Documentos, Planilhas ou Apresentações e gostaria de ver as informações utilizando o tema claro, siga os passos abaixo:

  1. Abra o documento ou a planilha que você quer visualizar.
  2. No canto superior direito, toque em Mais.
  3. Toque em "Ver no tema claro".
Tema claro aplicado nos aplicativos da GSuite para visualizar documentos individualmente.

Com isso, neste momento você verá o arquivo no tema claro, mas caso o tema escuro esteja ativado por padrão, assim que você fechar o documento o mesmo será aberto novamente no tema escuro por padrão.

Atualmente esse recurso já está disponível para todos os usuários do Android, infelizmente para iOS ainda não temos previsão de chegada do recurso.