Os aplicativos para gerenciar arquivos no seu iPhone geralmente vêm em diferentes formas e tamanhos. Existem aqueles que permitem gerenciar seus arquivos localmente, incluindo a organização de coisas como documentos, fotos e arquivos de vídeo. E também há aqueles que permitem o armazenamento em nuvem, como o Dropbox, que oferece a você um espaço de inicialização de vários GBs e, em seguida, cobra por qualquer espaço de armazenamento extra que você precise.

Cada um deles traz algumas vantagens, como o Dropbox que tem uma maneira excelente de não armazenar seus arquivos, mas compartilhá-los na nuvem. Depois, há esses pequenos aplicativos de terceiros criados especificamente para o iPhone, que simplesmente oferecem um sistema e uma interface melhores para usar ao organizar seus arquivos localmente. 

Decidimos criar uma lista com 5 aplicativos, e os resultados seguem abaixo. Confira alguns dos nossos aplicativos favoritos de gerenciamento de arquivos para o iPhone e, em seguida, sinta-se à vontade para sugerir suas próprias escolhas na seção de comentários.

Os 5 melhores aplicativos para gerenciar arquivos no iPhone ou iPad

iFiles (R$ 3,50)

O nostálgico iFiles foi um dos melhores aplicativos para gerenciar arquivos no iPhone para quem não vê necessidade de armazenamento em nuvem. Versátil, ele possui um recurso de gravação de voz, que permite que você dite suas próprias notas. O app é fácil o suficiente para até mesmo os iniciantes se acostumem rapidamente. Você simplesmente pega e segura um item para visualizar as diferentes operações disponíveis, como mover um arquivo aplicando uma etiqueta e muito mais. Ele também suporta alguns formatos que outros concorrentes não podem, como PDF e outros. 

Faça o download do iTunes

Files Pro: Document Viewer (R$ 16,90)

Uma das melhores coisas sobre esses aplicativos gerenciadores de arquivos locais para o iPhone é que eles oferecem excelente integração com alguns dos melhores aplicativos de armazenamento em nuvem. Este é certamente o caso do Files Pro, que se conecta perfeitamente com o Google Drive, OneDrive e Dropbox. Você pode pegar seus arquivos dessas plataformas instantaneamente e armazená-los localmente, bem como proteger o acesso remoto aos seus arquivos usando uma senha.

Download do iTunes

 

OneDrive  (grátis)

O OneDrive é o app de armazenamento na nuvem da Microsoft, totalmente on-line e representa uma das maneiras mais convenientes de gerenciar seus arquivos, sejam eles documentos, fotos, vídeos, etc. Ele permite backup automático e fornecerá cerca de 15 GB espaço livre inicialmente, o que significa que você pode aproveitar isso antes de ter que gastar dinheiro. O OneDrive também é ótimo quando se trata de seus recursos de plataforma cruzada. Está disponível para os dispositivos iPhone, Mac e Android, bem como para o Windows Phone e o Apple Watch.

Faça o download do iTunes

Google Drive (grátis)

Se você é uma pessoa que usa muito os serviços da Google, como Gmail, Google Plus, etc, provavelmente esta é a melhor opção para você. O armazenamento de seus arquivos no Google Drive poderá ser o próximo passo lógico. O Drive tornou-se um dos aplicativos mais usados, aonde você acessará facilmente as suas coisas, seja do iPhone, computador de mesa ou notebook. Ele também é acessível em seu navegador da Web, o que o torna um dos aplicativos de gerenciamento de arquivos mais versáteis do mercado. Embora ele forneça 12 GB de espaço livre grátis, deve-se notar que isso se aplica ao espaço que você utiliza no Gmail e no Google Plus também. Ainda assim, seja usando o Google Drive para materiais de trabalho ou simplesmente armazenando e acessando seus documentos pessoais, é uma das melhores ferramentas e destaca-se particularmente quando se trata de colaborar em documentos e planilhas.

Faça o download do iTunes

Dropbox  (grátis)

O Dropbox é um dos melhores gerenciadores de arquivos atualmente, tanto na organização de arquivos locais quanto ao armazenar e compartilhar arquivos na nuvem. Ele é acessível em seus dispositivos iOS, mas também está disponível em várias plataformas diferentes, tornando-o um dos aplicativos de gerenciamento de arquivos mais acessíveis atualmente no mercado. Você pode configurá-lo para carregar automaticamente fotos tiradas com sua câmera, por exemplo, o que garantirá que seus snaps sejam sempre copiados para o backup. O serviço vem com 2GB de espaço livre e, se ultrapassar isso, você precisará pagar. 

Faça o download do iTunes