Oficina da Net Logo

Tutorial: Como transmitir a tela do Android para a TV?

Transmitir a tela do seu smartphone Android para uma TV é simples, basta usar um dispositivo compatível, como Miracast, Chromecast, cabo HDMI, MHL ou SlimPort. Independente do método que você escolher, aqui está tudo o que você precisa saber.

Por | @oficinadanet Android Pular para comentários

Para conectar um smartphone ou tablet Android a uma TV, você pode usar um cabo MHL / SlimPort (via Micro-USB) ou Micro-HDMI, se suportado, ou transmitir sem fio sua tela usando Miracast ou Chromecast. Neste artigo, veremos suas opções para visualizar a tela do seu Android na TV. 

Dispositivos móveis são perfeitos para usuários individuais - compactos, com bateria de longa duração, e telas brilhantes e nítidas que atendem suas necessidades, desde assistir filmes a fazer fotos.

No entanto, as pessoas preferem telas maiores. E para não desembolsar dinheiro em um smartphone ou tablet maior, confira como conectar seu tablet ou smartphone Android à sua TV.

Como transmitir a tela do Android para a TV?

Vivemos em uma era dourada de conteúdo graças aos serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime. E sua TV é perfeita para isso, por isso exploraremos as opções quando se trata de colocar o conteúdo do seu smartphone para a tela grande de sua TV. Também veremos os serviços que permitirão que você compartilhe fotos e vídeos na tela - e aqueles que não o permitem. 

Miracast

MiracastMiracast

Há diversas formas de contectar o Android à uma TV sem utilizar fios. O Miracast é um dispositivo da Microsoft que cria uma rede ad-hoc entre dois dispositivos. E há um número crescente de TVs suporta o Miracast sem a necessidade de hardware extra. O Miracast usa o H.264 para transmissão de vídeo, o que significa uma compactação eficiente e uma qualidade de imagem decente em alta definição.

Além disso, o Miracast suporta gerenciamento de direitos digitais (DRM), o que significa que serviços como o iPlayer e o YouTube podem ser transmitidos para uma TV. Nem todos os serviços funcionam, porém.

Chromecast

ChromecastChromecast

Uma alternativa mais fácil de usar é o Chromecast do Google. Este 'dongle' de baixo custo é ligado a uma porta HDMI sobressalente no seu televisor, e conecta-se à sua rede Wi-Fi. O suporte do Chromecast está em expansão, o que significa que o conteúdo de serviços como o iPlayer, Netflix, BT Sport e outros pode ser reproduzido com o Chromecast fazendo todo o trabalho em vez do dispositivo móvel, preservando a vida útil da bateria.

É possível usar o Chromecast para espelhar a exibição em seu dispositivo Android, permitindo que você toque em um tablet e tenha um vídeo (não protegido por DRM) sendo reproduzido na sua TV. O mesmo vale para qualquer coisa que a tela possa exibir, incluindo aplicativos, jogos e fotos. Você também pode pagar um pouco mais e adquirir o Chromecast Ultra, para transmitir conteúdo em 4K.

Quais dispositivos suportam o espelhamento do Chromecast?

O espelhamento no Chromecast costumava ser suportado apenas por alguns dispositivos, mas agora qualquer smartphone Android com a versão 4.2.2 ou superior é compatível com o recurso "Transmitir tela".

No entanto, existe uma lista de dispositivos Android que foram testados para funcionar melhor na transmissão de tela do Android - consulte o artigo do Google.

HDMI

HDMIHDMI

O HDMI (High Definition Multimedia Interface) é o cabo certo para transmitir conteúdos para seu televisor. Se a sua TV foi comprada na última década, ela provavelmente uma porta HDMI, assim como quase todos os decodificadores, consoles de jogos e um número decente de câmeras.

O benefício de um cabo HDMI, além de sua onipresença e do baixo custo, é que ele acomoda vídeo e áudio HD simultaneamente, permitindo que você conecte dispositivos sem se preocupar em assistir a um filme em HD, mas tendo que se contentar com os alto-falantes finos do seu tablet. 

Plugues HDMI vêm em três tamanhos. HDMI regular (ou Tipo A) são as portas de tamanho normal, que você encontrará em vários dispositivos, como TVs, notebooks e consoles de jogos. 

Os soquetes que você provavelmente encontrará em tablets e smartphones serão do Tipo C (também conhecido como Mini HDMI, do meio) ou do Tipo D (Micro HDMI). Destes, o Micro HDMI, ou Tipo D, é o menor.

Tipos de HDMITipos de HDMI

Qualquer que seja o tipo de porta que o seu dispositivo possui, conectá-lo a um soquete HDMI não vai lhe custar caro. Uma variedade de tablets tem HDMI ou suas variantes miniaturizadas. É a abordagem mais direta. Você também pode comprar um adaptador HDMI para conectá-lo à sua TV, como você pode ver no tópico abaixo.

MHL e SlimPort

O HDMI é fácil de usar, mas a desvantagem é que nem todos os dispositivos têm uma saída HDMI. A boa notícia é que surgiram dois padrões amplamente aceitos, que permitem que os proprietários do Android se conectem a exibições externas usando sua porta microUSB.

Os padrões em questão são o MHL (Mobile High Definition Link) e o mais novo SlimPort. Ambos parecem iguais, o que é óbvio, já que eles simplesmente usam a porta microUSB em um dispositivo Android para transmitir a tela e o som. Como o HDMI, o SlimPort e o MHL suportam vídeo e áudio, com até oito canais de som surround disponíveis. 

O MHL passou por várias versões: atualmente, estamos na sua terceira versão, o que melhora a resolução máxima para o 4K - mas custa um pouco mais.

MHL MHL

Assim como o SlimPort, ambos os padrões oferecem especificações técnicas bastante semelhantes.

Uma vantagem do MHL é o suporte de vários fabricantes de TV: veja na parte de trás da sua TV e se a porta HDMI tiver um logotipo MHL acima, você pode usar um cabo HDMI para conectar seu smartphone ou tablet - o cabo HDMI vai transmitir o conteúdo.

Se a sua TV não suporta MHL, ou você tem um dispositivo SlimPort, você precisará de um adaptador. Se você estiver usando MHL, é provável que você precise de uma fonte de energia externa: O MHL 3 pode consumir até 10 watts.

Com o SlimPort, não é necessária nenhuma fonte de alimentação externa (ele extrai uma pequena quantidade de energia do seu próprio dispositivo), tornando a configuração menos confusa. 

SlimPortSlimPort

Ambos os dispositivos precisam que a tela do dispositivo móvel esteja acesa, portanto, as caixas de interrupção normalmente vêm com uma porta microUSB para que um carregador possa ser conectado.

O suporte do MHL e do SlimPort varia enormemente. Com três versões diferentes de MHL disponíveis e mais o SlimPort, você precisará verificar as especificações do seu dispositivo antes de comprar o adaptador certo. 

Assista ao nosso último vídeo: