O Google criou no ano passado o Google Assistente, um recurso que permite você interagir de forma natural com o Google, solicitando informações sobre o tempo, tradução de algum idioma, pedindo para tocar determinada música, indicações de restaurantes mais próximos de sua localização, são alguns exemplos.

Google Assistente chega para Android
Google Assistente chega para Android

A funcionalidade passou a ser utilizada pelos brasileiros em dezembro do ano passado através do Google Allo, um aplicativo de mensagens inteligentes. Porém, a partir desta quinta - feira (17) o Assistente em português ficará disponível para todos os smartphones com Android 7.0 Nougat e Android 6.0 Marshmallow.

Sendo assim, com o Assistente nos smartphones com Android, basta você pressionar o botão Home ou pronunciar em voz alta "OK Google" e fazer a sua pergunta. Se, o seu desejo for, trazuzir alguma palavra para o inglês, basta solicitar auxilio do assistente, assim como para tirar uma Selfie.

Veja alguns exemplos listados pelo Google.

  • Caminho para o Parque Ibirapuera
  • Mostre as minhas fotos de cachorro
  • Qual a minha agenda para hoje? 
  • Tocar música "Paradinha"
  • Conte-me uma piada

Google quer que assistente aprenda com o usuário
Google quer que assistente aprenda com o usuário

Simplesmente você precisa interagir com seu Assistente. Segundo Lia Konskier, gerente de marketing do Google Brasil "Com o tempo, esperamos que o Assistente, assim como todos os produtos do Google, aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa".

Konskier cita ainda que "Além do Brasil, o Assistente do Google já está disponível em inglês nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido, em espanhol, no México, em francês, na França, e em alemão, na Alemanha. E vamos continuar adicionando mais idiomas".