O Google Play Protect foi anunciado durante a conferência I/O 2017, porém foi liberado somente para dispositivos com Play Services 11 instalado.

Na última quarta-feira (9), a companhia resolveu liberar definitivamente a Play Protect para todos os usuários. A ferramenta faz uma verificação dos possíveis apps maliciosos instalados no seu smartphone e funciona de forma integrada com a loja virtual.

Através do seu blog oficial a empresa comentou "O Google Play Protect trabalha continuamente para manter seu dispositivo, dados e apps seguros. Ele verifica o dispositivo ativamente e está sempre se aperfeiçoando para ter certeza de que você tem a segurança mais atual possível. O dispositivo é verificado automaticamente 24 horas por dia, então você não precisa se preocupar".

Para configurar o serviço basta ir até "Configurações’, após em "Google" e então em "Segurança". Caso a novidade ainda não esteja aparecendo como liberada no seu tablet ou smartphone , faça a atualização do Google Play Services.