Como bem sabemos, o Android, devido a sua grande popularidade, costuma ser mais visado pelos cibercriminosos para a distribuição de malwares. Muitas vezes, até os aplicativos distribuídos pelo Google Play acabam burlando as proteções da empresa e sendo usados para práticas ilegais. Levando em consideração o fato, o sistema recebeu um "botão de pânico" secreto, que foi encontrado por membros do fórum XDA Developers.

A intenção do uso do botão é evitar possíveis problemas como o WannaCry, que causou um grande pavor no mundo todo em usuários do Windows. O vírus que é capaz de sequestrar uma máquina costuma funcionar de forma diferente no Android, já que ele toma toda a tela do celular do usuário, sobrepondo a outras funções do aparelho, impedindo o seu funcionamento. Assim, com o botão de pânico seria possível voltar para a tela inicial e tomar as providências necessárias para a remoção do aplicativo malicioso.

Android com
Android com "botão do pânico"?

O modo em que o recurso foi implantado foi bastante inteligente para que entre em ação de modo intuitivo. Quando um malware desse tipo toma conta do celular, a reação do usuário é pressionar o botão de voltar várias vezes. Deste modo, a ação de pressionar o botão várias vezes de forma rápida faz com que o modo de pânico seja ativado.

A ferramenta em questão foi inclusa na ultima versão pública do Android, com numeração 7.1. Ela ainda não está ativa para todos, e foi identificada no código-fonte do sistema operacional e ainda precisa ser ligada para que funcione.

Acredita-se que o Google ainda esteja testando a ferramenta e por isso, ainda não divulgou a novidade. É bastante provável que o  botão de pânico do Android seja oficializado na versão "O", que ainda não recebeu um nome oficial.