A notícia vem diretamente de um post do blog da AMD, empresa que está desenvolvendo o novo console da Microsoft e o código fonte da GPU que será utilizada no console. O código é totalmente privado e feito de portas fechadas, mas de alguma maneira o Hacker aparentemente conseguiu se infiltrar e roubar estes dados.

A AMD já está fazendo uma investigação para apurar os fatos inclusive com ajuda de forças policiais para que os fatos sejam apurados o mais rápido possível, afinal de acordo com o próprio post os dados foram roubados ainda em 2019, sendo bem possível que tenha ocorrido antes do Natal, o que já indica que o hacker pode ter a informação por mais de três meses.

Xbox Series X código fonte possivelmente roubado
Xbox Series X código fonte possivelmente roubado

A fabricante e desenvolvedora foi contatada em Dezembro de 2019 por um indivíduo sem identificação que diz ter os dados de código fonte de produtos que estão em desenvolvimento e também de projetos futuros da empresa, sendo bem possível ter relação com os novos Ryzen 4000 ou placas de vídeo com a arquitetura RDNA2 também.

O que dá ainda mais força para o suposto vazamento de informações é que partes destes códigos e arquivos testes roubados foram postados online recentemente, com a empresa já havendo identificado os posts e os tirado do ar. Ainda de acordo com o pronunciamento, o indivíduo tem mais arquivos que ainda não foram dispostos ao público geral.

Aqui está o pronunciamento completo traduzido para o Português:

"Aqui na AMD, segurança de dados e proteção de nossas propriedades intelectuais são uma prioridade. Em Dezembro de 2019, nós fomos contatados por alguém que disse ter arquivos testes relacionados a um subconjunto de nossos produtos gráficos futuros e atuais, alguns dos quais foram recentemente postados online, mas que foram retirados do ar até então.

Enquanto que estamos cientes que o crimonoso tem arquivos adicionais que ainda não foram liberados ao público, acreditamos que os IP gráficos roubados não são essenciais para a competitividade ou segurança de nossos produtos gráficos. Nós não estamos sabendo sobre o criminoso possuir nenhuma outra IP da AMD.

Nós estamos trabalhando rigorosamente com as autoridades e outros especialistas em uma investigação criminal."

AMD Blog