A AMD, após confirmar recentemente que irá focar mais na produção de processadores sob o processo de 7 nanômetros para a próxima geração, acabou perdendo uma das suas maiores fornecedoras. A GlobalFoundries, fabricante responsável pelos atuais modelos chips Ryzen e Radeon, revelou que irá encerrar todos os trabalhos envolvendo o desenvolvimento de componentes que usavam a litografia de 7 nm.

"Tirar o fardo de investir na vanguarda permitirá à GlobalFoundries fazer investimentos mais direcionados em tecnologias que realmente importam para a maioria dos projetistas de chips em mercados de rápido crescimento, como RF, IoT, 5G, industrial e automotivo", disse Samuel Wang, vice-presidente do Gartner, em comunicado à imprensa da GlobalFoundries.

AMD perde um dos principais fornecedores de chips da próxima geração.
AMD perde um dos principais fornecedores de chips da próxima geração.

A empresa, que mencionou como principal empecilho o lado financeiro, disse que não tem condições de investir bilhões de dólares no desenvolvimento de novas linhas para acompanhar as suas principais concorrentes, como a Samsung e a TSMC. Por essa razão, a GlobalFoundries irá se manter focada nos processos da geração atual de 12 e 14 nanômetros.

Mesmo após a decisão da GlobalFoundries, a AMD assegurou que os fornecimentos dos chips de 7 nm não serão afetados, já que os trabalhos com a única fornecedora, a TSMC, deixará mais simples o processo de produção e também logística dos novos produtos. Por fim,  GlobalFoundries permanecerá como uma das principais fornecedoras dos processadores de 12 e 14 nm para a AMD.

Fonte: Engadget