A Amazon irá comprar a iRoobot por US$ 1,7 bilhão, disse a gigante do e-commerce em um anúncio publicado em seu site. Para aqueles que não conhecem, a iRoobot é uma empresa de focada no desenvolvimento e fabricação de robôs de uso residencial que se tornou famosa com seus robôs aspiradores autônomos Roomba, que limpam o chão da casa sozinhos através de sensores, machine learning (aprendizado de máquina) e um aplicativo desenvolvido pela empresa para controlá-lo.

Fundada em 1990 por três membros do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT em Delaware, EUA, a iRobot Coporation é focada em dispositivos de limpeza autônomos. Seus fundadores trabalhavam anteriormente em projetos que envolviam o desenvolvimento de robôs para exploração espacial e defesa militar. No dia 5 de agosto de 2022 a Amazon anunciou em seu site a compra da empresa dizendo:

Hoje a Amazon (NASDAQ:AMZN) e a iRobot (NASDAQ:IRBT) anunciaram que firmaram um acordo de fusão definitivo sob o qual Amazon adquirirá a iRobot.

O vice-presidente sênior da Amazon Devices, Dave Limp, disse no comunicado de anúncio da negociação:

Sabemos que economizar tempo é importante, e as tarefas exigem um tempo precioso que pode ser melhor gasto fazendo algo que os clientes adoram. Ao longo de muitos anos, a equipe da iRobot provou sua capacidade de reinventar a forma como as pessoas limpam com produtos incrivelmente práticos e inventivos - desde a limpeza quando e onde os clientes desejam, evitando obstáculos comuns em casa, até o esvaziamento automático da lixeira. Os clientes adoram os produtos iRobot - e estou entusiasmado por trabalhar com a equipe iRobot para inventar formas que tornem a vida dos clientes mais fácil e agradável.

O CEO da iRobot, Colin Angle, diz:

Desde que começamos a iRobot, nossa equipe tem a missão de criar produtos inovadores e práticos que facilitem a vida dos clientes, levando a invenções como o Roomba e o iRobot OS. A Amazon compartilha nossa paixão por criar inovações inteligentes que capacitam as pessoas a fazer mais em casa, e não consigo pensar em um lugar melhor para nossa equipe continuar nossa missão. Estou muito empolgado por fazer parte da Amazon e ver o que podemos construir juntos para os clientes nos próximos anos.

Parcerias entre a Amazon e a iRoobot já vinham acontecendo nos últimos anos

Nos últimos anos os produtos da iRobot tiveram a implementação da assistente virtual Alexa pela linha de robôs aspiradores autônomos Roomba. Além disso, a iRobot acabou utilizando também os servidores AWS (Amazon Web Services). Em julho de 2022, durante um Spaces no Twitter, o CEO da empresa, Colin Angle, revelou informações sobre o lançamento de um robô autônomo cortador de grama chamado Terra:

O que dissemos na última chamada é que estamos trabalhando em robôs que não limpam o piso. Interprete isso como quiser.

Em 2020 a iRobot havia abandonado os planos de lançar o Terra, mas com a compra da empresa pela Amazon, parece que a equipe está mais otimista. Isso não é de se espantar, pois a Amazon possui muitos recursos para tornar isso realidade mais rapidamente.

Fonte: TechCrunch (1, 2)