Uma das pessoas mais ricas do mundo, Jeff Bezos, atuou como CEO da Amazon desde que fundou a empresa até o dia 5 de julho de 1994. Isso aconteceu há 27 anos atrás e hoje, Jeff está deixando o cargo oficialmente para Andy Jassy, anteriormente responsável pela Amazon Web Services. Agora Jeff ocupa o cargo de presidente executivo.

A decisão de transferir o cargo de CEO da Amazon já havia sido anunciada em maio de 2021. Atualmente a Amazon é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e domina o comércio online nos EUA e parte da Europa, além de oferecer a infraestrutura para uma grande parte da web moderna através da Amazon Web Services.

Andy Jassy entrotu na Amazon logo depois de se formar na Harvard Business School em 1997 e administrou a AWS (Amazon Web Services) desde a fundação da equipe em 2003. No ano de 2016 Andy foi oficialmente nomeado CEO da divisão. O negócio cresceu tanto que no ano passado, segundo a Synergy Research, a AWS já correspondia por um terço do mercado total de computação em nuvem, quase a mesma abrangência que seus rivais Google e Microsoft juntos.

Amazon cresce, mas Jeff Bezos é criticado pelas práticas trabalhistas adotadas

Mesmo que a Amazon tenha conseguido um bom aumento no valor de suas ações, Jeff tem sido constantemente criticado pelas práticas trabalhistas que ele adotou na empresa. Há constantes reclamações de trabalhadores dizendo sobre a alta cobrança para atingir metas que acabam por debilitar fisicamente a saúde.

A ascensão de Andy é parecida com a de Satya Nadella, anteriormente responsável pela Azure, serviço de computação na nuvem, e hoje CEO da Microsoft. O que você acha que irá mudar de agora em diante? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e veja o que eles acham!