Se você tem uma Echo Dot, provavelmente está acostumado a escutar músicas em seu dispositivo. Mas você sabia que pode escutar podcasts do Spotify também? Pois saiba que sim, os programas de áudio estão também em seu dispositivo Amazon, basta fazer algumas configurações e você poderá ouvir seus programas no seu Amazon Echo.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como ouvir podcasts na Alexa, incluindo algumas opções de serviços de streaming aonde você pode escutar seus programas favoritos.

Vincule a sua conta Spotify ao Amazon Echo

Sua primeira tarefa é adicionar e vincular os diferentes serviços que oferecem podcasts. Para fazer isso, abra o aplicativo Alexa no seu smartphone ou tablet. Toque no menu em formato de três linhas e selecione Configurações > Música

Após, clique em Vincular novo serviço e escolha o serviço que deseja adicionar, no caso aqui, o Spotify. Toque no botão Ativar para uso.

Você deverá logar sua conta do Spotify para vincular à Amazon. Toque no botão para permitir acesso e depois toque em Concluído.

Definir aplicativo de música padrão

Em seguida, você deve definir o serviço Spotify como o provedor de música padrão, o que significa que você não precisa fornecer o nome do serviço ao solicitar uma música ou podcast.

Para definir o padrão, vá em Configurações > Música > Serviços padrão, toque no link Alterar na seção podcasts, e logo após selecione o serviço de podcast que você deseja usar como padrão.

Agora, você pode pedir a Alexa para reproduzir podcasts e episódios de podcast específicos. Por padrão, a Alexa reproduzirá o episódio mais recente. Mas se você não quiser ouvir o próximo episódio, pode ouvir outro episódio específico, ou continuar de onde parou.

Como ouvir podcasts do Spotify Echo no Amazon Echo?

Se você definir o Spotify como o padrão, poderá simplesmente falar: "Alexa, reproduza o tal música no Spotify'" e a Alexa o reproduzirá automaticamente no Spotify. Entretanto, isso ainda não vale para podcasts.

Infelizmente, a Amazon ainda não incluiu os recursos de podcast na Alexa do Brasil. Mas isso não quer dizer que você não possa escutar podcasts no seu Amazon Echo. Entretanto, você precisará pesquisar por eles e dar play através do seu smartphone.

Uma vez que o Spotify está vinculado ao seu Amazon Echo, basta fazer a pesquisa do podcast que quer ouvir no app Spotify no seu smartphone e dar play no episódio que você quer ouvir.

O Amazon Music não tem podcasts?

Não, infelizmente, a Amazon Music oferece apenas músicas. Para poder ouvir podcasts no seu Amazon Echo, é necessário usar outro serviço que tenha podcasts, como o Spotify, Apple Music ou o Deezer.

Suporte para os podcasts do Spotify e Apple

A Apple está investindo em sua plataforma de podcasts. Agora, a Amazon anunciou que a Alexa, já é capaz de integrar-se ao serviço da Apple. Porém, no Brasil ainda não. Para quem está nos Estados Unidos, basta vincular seu ID Apple no aplicativo Alexa; Após isso, automaticamente, a Alexa está apta para reproduzir seus podcasts favoritos no Apple Music no Echo apenas por comando de voz, incluindo os como "retome de onde eu parei" ou "volte 30 segundos".

Já o Spotify também ainda não ganhou o suporte no Brasil, mas deve ganhar em breve. Os recursos devem ser os mesmos do Apple Podcasts. Diferentemente de como acontece no tutorial acima, o próprio aplicativo Alexa terá a opção de configurar um serviço de podcasts. A partir daí, você poderá pedia à Alexa a transmissão dos episódios que você deseja.