A Amazon começará a testar a sua assistente virtual Alexa no Brasil. A companhia já iniciou o envio de e-mails a consumidores com convites para participação nos testes. De acordo com a mensagem, os que escolherem participar do programa irão receber um Amazon Echo, alto-falante controlado por voz para uso doméstico.

Na mensagem, a Amazon cita algumas das funcionalidades da assistente Alexa: "basta perguntar e ela responderá perguntas, tocará música, lerá notícias, informará as condições do tempo e muito mais".

Amazon inicia os testes da Assistente virtual Alexa no Brasil.
Amazon inicia os testes da Assistente virtual Alexa no Brasil.

A companhia diz ainda que, incialmente, as funcionalidades serão limitadas, mas que com o tempo devem ampliadas. "Nesse período a Alexa nem sempre entenderá o que você falar, ou responderá da maneira esperada. No entanto, esperamos que experimente os novos recursos à medida que nossas equipes de desenvolvimento os disponibilizarem em português", diz o e-mail.

O programa de testes da Amazon é bastante importante para poder treinar a inteligência artificial. A tecnologia necessita de uma base de usuários e demandas para poder se aperfeiçoar. Assim, com um número maior de interações em português, ficará mais fácil a compreensão do idioma.                                                                             

A Amazon não menciona a durabilidade do programa de testes, nem quando deve ocorrer o lançamento oficial da linha Echo no Brasil.