O assistente de voz da Amazom, Alexa, deve chegar para mais uma classe de dispositivos. Através de um post, a Amazon disse que passou a disponibilizar a sua ferramenta Alexa Mobile Accessory  kit para os desenvolvedores.

O kit de desenvolvimento de software, que foi apresentado pela primeira vez em janeiro deste ano, foi criado como um meio de levar o Alexa para fones de ouvido, headsets e wearables Bluetooth. Através da abertura do SDK, isso tudo está ainda mais perto de ocorrer. Para colaborar com as fabricantes, a Qualcomm lançou um fone de ouvido inteligente com design de referencia do Alexa.

A ideia da Amazon é tornar o Alexa um assiste de voz habilitado para dispositivos de mãos livres para que possa acessar o assistente de voz em qualquer ocasião, como realizando alguma atividade ao ar livre. Por isso, agora o assistente está recebendo suporte a smartwatches, alto-falantes Bluetooth portáteis e ainda headsets mais tradicionais.

Amazon disponibiliza Alexa para todos fabricantes de fones de ouvido Bluetooth.
Amazon disponibiliza Alexa para todos fabricantes de fones de ouvido Bluetooth.

Com isso, é possível que os dispositivos possam se comunicar com app Alexa de um aparelho sem exigir que os criadores de dispositivos precisem de um aplicativo ou uma habilidade própria do Alexa para que tudo seja possível.

"Para os fabricantes de dispositivos, não há necessidade de desenvolver e manter um aplicativo Alexa personalizado. Ao alavancar o Amazon Alexa App que está prontamente disponível para Android e iOS, os fabricantes de dispositivos aceleram o desenvolvimento de produtos, a integração de software e o tempo de testes, reduzindo os custos de suporte ao produto ", explica Alfred Woo, gerente de produto da Alexa Voice Services. "Após o lançamento, seus produtos são atualizados automaticamente para incluir novos recursos e funcionalidades do Alexa quando chegam ao Amazon Alexa App."

Fonte: The Verge