Na quinta-feira (25), a Amazon divulgou os seus lucros para o terceiro trimestre de 2018, revelando os bons negócios na América do Norte. No entanto, o mesmo não ocorre nos mercados internacionais.

Na América do Norte, a Amazon conquistou US$ 34,3 bilhões, um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Amazon Web Services continuou a aumentar os seus números, com elevação de 46% nas vendas. Porém, as vendas internacionais ainda perdem dinheiro na categoria. As perdas no trimestre foram de US$ 385 milhões, em comparação com US$ 936 milhões do ano passado.

A companhia não fornece um detalhamento de vendas para certos dispositivos, mesmo assim, é sabido que durante o último trimestre, o Amazon Prime Day foi um grande impulsionador de vendas. A Amazon disse que os clientes compraram mais de 100 milhões de produtos.

Amazon ainda precisa evoluir no exterior.
Amazon ainda precisa evoluir no exterior.

As vendas internacionais ainda é a única categoria em que  a Amazon está remando. Brian Olsavsky, diretor financeiro da Amazon, disse que como o feriado hindu Diwali caiu em novembro deste ano, as vendas associadas ao feriado na Índia não foram inclusas nos números deste trimestre.  "É claro que país, país, é diferente, outros estão mais à frente do que outros", disse ele, "mas ainda estamos muito satisfeitos com os negócios internacionais e ainda estamos vendo boa recuperação."

O lucro líquido da empresa, no geral, teve um aumento de mais de 10 vezes, somando US$ 2,8 bilhões. A receita aumentou 29% de um ano para outro.                            

O setor de publicidade da Amazon, nos últimos meses, tem ganhado bastante notoriedade. A companhia ultrapassou, inclusive, a Otah e Microsoft neste mercado e hoje fica atrás apenas do Google e Facebook. Até o final do ano os anunciantes dos Estados Unidos deverão gastar US$ 4,61 bilhões em publicidade na Amazon, valor que representa 4,1 % de todo o investimento em publicidade digital no país.         

A Amazon, no início deste mês revelou que aumentou o salário mínimo por hora para US$ 15 nos Estados Unidos, medida que deve ser implantada em novembro.

Agora, a expectativa é que a empresa arrecade cerca de US$ 66,5 bilhões a US$ 72,5 bilhões durante as festas de final de ano, o que está abaixo do que dizem os analistas, que acreditam que seja mais de US$ 1 bilhão.

Fonte: The Verge