A rivalidade entre a Amazon e a Google começou a ficar mais aparente a medida em que as duas companhias começaram a produzir determinados dispositivos equivalentes, como por exemplo, os auto-falantes inteligentes.

Assim como já anunciado pela equipe de varejo da Amazon no final do ano, a empresa teria deixado claro que não listaria mais nenhum dos novos produtos anunciados recentemente pela Nest, no caso, o novo sistema de segurança doméstica Nest Secure e o novo termostato, de acordo com informações obtidas pelo Business Insider.

Além disso, a Amazon teria informado a Nest de que a decisão teria vindo do "topo", se referindo ao CEO da Amazon, Jeff Bezos, uma vez que não teria relação direta com a qualidade dos produtos no site, que sempre receberam avaliações positivas.

Venda de produtos da Nest na Amazon está com os dias contados

Desta forma, a Nest optou por não mais comercializar seus produtos na Amazon, assim que cessarem os estoques de mercadoria, a parceria entre as duas acaba. Vale ressaltar que a venda dos produtos de outros concorrentes como a August e a Lighthouse ainda estão disponíveis na loja sem qualquer restrição.

A concorrência entre as duas companhias não é recente, as empresas já se enfrentam desde 2015 quando a Amazon optou não mais vender o Chromecast em sua loja por não disponibilizar suporte ao Prime Vídeo.

No ano passado, o YouTube deixou de funcionar no alto-falante inteligente Echo Show, ao explicar a situação, a empresa informou que o dispositivo violava os termos de uso do serviço, em resposta, a Amazon deixou de vender vários produtos da Nest, empresa pertecente a Alphabet, que foi integrada ao Google recentemente.

As duas empresas também concorrem nos mercados de dispositivos para streaming (Fire Stick TV x Chromecast) e nos assistentes pessoais (Alexa x Assistente). Além disso, a Amazon também conta com uma loja de aplicativos para Android. Agora, com este comportamento fica cada vez mais evidente que a concorrência entre as duas só vem aumentando.