Qual a diferença entre as resoluções HD, Full HD, 4K e HDR?

Se você tem dúvidas sobre quais as diferenças entre as resoluções HD, Full HD e 4K, seja para comprar uma TV, uma câmera filmadora ou um smartphone, neste artigo você poderá entender cada detalhe dessas tecnologias.

Por | @oficinadanet 4K - Ultra HD Pular para comentários

Quando você vai comprar uma televisão, monitor ou até mesmo um smartphone, você é bombardeado com termos como HD, Full HD, 4K e HDR, entre uma série de outros jargões da eletrônica. Mas o que exatamente essas palavras representam? De que maneira eles afetarão sua experiência de visualização? Afinal, quais são as diferenças entre as resoluções HD, Full HD, 4K e HDR? Vamos explorar um pouco o assunto para entender o conceito.

Muitos já sabem que o HD significa Alta Definição. Não vamos aqui discutir sobre essa explicação sobre o HD. Mas 'Alta definição' pode se referir a resoluções de imagem de tamanhos diferentes.

Diferenças entre as resoluções HD, Full HD, 4K e HDR

Do ponto de vista acadêmico, vamos ver a resolução da imagem de HD, Full HD e 4K.

  • HD refere-se à resolução de imagem de 720p (1280 x 720 pixels = aproximadamente 1 milhão de pixels)
  • Full HD significa resolução de imagem de 1080p (1920 X 1080 pixels = aproximadamente 2 milhões de pixels)
  • Resolução Ultra HD ou 4K (3840 X 2160 pixels = aproximadamente 8 milhões de pixels)

Quanto maior o número de pixels, mais nítidas e melhores são as imagens. Isso implica que a tela é capaz de exibir imagens de tamanhos maiores, sem sofrer degradação de qualidade. 

Se você tiver mais pixels em uma área específica, ela permitirá que a imagem contenha pequenos pixels visíveis. Essa condição é conhecida como exibição de retina.

O que isso transmite?

Seria correto dizer que as imagens de uma tela Full HD de 40” serão 2 vezes melhores ou mais nítidas do que as imagens produzidas por uma tela em HD de 40”.

Full HD vs 4K

Normalmente, para um consumidor médio de TV, não há diferença entre o Full HD e 4K. Mas há uma diferença técnica. Na realidade, o 4K refere-se a 4096 x 2160 pixels. Você consegue ver essa resolução em cinemas digitais. O UHD a 3840 X 2160 pixels pode ser considerado o mais próximo possível de 4K. Não faz uma diferença notável a olho nu.

Quando o 4K é realmente eficaz?

Pode-se afirmar que as imagens 4K são mais realistas. É como ver imagens através de uma janela, em vez de em uma tela de televisão. A resolução 4K é particularmente eficaz em telas maiores de 50 polegadas. Quando tiver uma resolução 4K, pode sentar-se mais perto do televisor, e desfrutar de uma experiência melhor do que faria com os televisores HD e Full HD.

Além disso, para desfrutar da TV 4K, você precisa ter acesso ao conteúdo 4K nativo. Assistir séries de TV normais ou filmes na sua TV 4K não faz qualquer sentido. No Brasil, apenas alguns canais de televisão estão produzindo conteúdo em 4K, a maioria deles na TV a cabo. Para assistir conteúdo em 4K da Globo, por exemplo, você deverá transmitir através do aplicativo Globo Play. Mas você também pode encontrar conteúdo 4K no youtube e no netflix.

Qual resolução de TV devo comprar?

Se você está procurando TVs menores de 50 polegadas, é aconselhável comprar na resolução Full HD. No entanto, se você decidiu ir para a maior gama de TV, com telas de 55 polegadas ou mais, é aconselhável você investir em uma tela 4K. As razões são óbvias. Quanto maior a TV, maior a resolução.

Inferência

Agora, você está ciente da distinção entre os três termos. Isso lhe dará uma visão quando você realmente se sentar e comparar as imagens. Você será capaz de identificar as diferenças facilmente.

HDR: o futuro da qualidade de vídeo

O 4K e o HD estão falando sobre a resolução, mas High Dynamic Range (HDR) é o intervalo de tons no vídeo.

Um monte de detalhes é perdido quando as gravações são exibidas em TVs normais, já que a tela não consegue exibir um espectro completo. As telas HDR fornecem uma gama mais ampla de brilho e cores, tornando o vídeo mais realista.

O que você precisa para a configuração completa do HDR ...

  • Fonte de vídeo HDR
  • Videogame HDR
  • TV HDR

Protocolos do HDR

O HDR ainda está dando seus primeiros passos, mas já há um padrão HDR, porém, há também algumas outras versões melhoradas, que foram desenvolvidas por diferentes empresas.

  • HDR10 - O HDR padrão.
  • HDR10+ - própria versão melhorada da HDR10 da Samsung
  • HLG - Para receber e exibir canais de TV em HDR
  • Dolby Vision - versão aprimorada do Dolby para HDR10, semelhante ao HDR10+.
  • Advanced HDR - Também conhecido como tecnicolor, está presente em alguns modelos da LG.

O HDR10 é o mais comum.

MEMC

O MEMC (Motion Estimate and Motion Compensation - Compensação de Movimento e Estimativa de Movimento) é uma tecnologia que insere quadros adicionais, a fim de reduzir o tremido do movimento. Com essa tecnologia, a ação e cenas em movimento são mais claras. Para algumas pessoas, isso torna os filmes menos agradáveis, pois o efeito bluring do filme é minimizado para que o vídeo se pareça mais com um programa de TV.

Muitos fabricantes têm sua própria versão para este recurso , mas todos eles estão fazendo essencialmente a mesma coisa.

Câmeras 4K

Com o burburinho das TVs 4K, cada vez mais fabricantes de câmeras e até smartphones oferecem gravação de vídeo em 4K. O registro não é diferente do HD comum, exceto pelo fato de que os arquivos são maiores, e requerem um computador maior para assisti-los.

Smartphone 4K

Embora o efeito de 4K seja excelente em uma tela maior, a falta de espaço interno e de redes de alta velocidade limitam a capacidade de streaming e a visualização de conteúdo 4K em seu smartphone. 

O tamanho da tela de um smartphone também limita a capacidade real do seu olho de ver a diferença, portanto, para um tamanho de tela de smartphone padrão, você não seria capaz de ver a diferença em uma tela 4K vs. Full HD. Mesmo assim, a Sony lançou, por exemplo, o Xperia Z5 premium, que vem equipado com uma tela 4K.

Mais sobre: resolução, full hd
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal