Você sabe qual foi a primeira foto postada na web? Aposto que não. A imagem é das garotas do Les Horrible Cernettes, um grupo de comédia musical que surgiu no Cern, a Organização Europeia para a pesquisa Nuclear. A foto, postada há 20 anos, acabou fazendo parte da história da internet.

A foto foi tirada no dia 18 de julho de 1992 pelo cientista Silvano de Gennaro, durante o CERN Hardronic Festival, um festival de rock que acontecia dentro do laboratório em Genebra.  Conforme o site The telegraph, o cientista estava esperando a meninas saírem do palco para tirar uma foto para colocar na capa do disco.

Na ocasião, Gennaro estava usando uma câmera Canon EOS 650. Do momento da foto tirada para a exposição na internet, foi necessário alguns clicks. Em uma página do Cern, o próprio cientista relata o feito.  "O meu colega Tim Berners-Lee pediu-me algumas fotos digitalizadas 'das meninas do Cern' para publicá-las em algum tipo de sistema de informação que ele tinha acabado de inventar, a chamado World Wide Web", escreveu. "Eu tinha apenas uma vaga ideia do que era, mas eu digitalizei algumas fotos no meu Mac e enviei por FTP para o hoje famoso 'info.cern.ch'", contou ele.

Colette Marx-Nielsen, uma das garotas da foto, atualmente com 50 anos, disse à revista Motherboard que as pessoas não conseguem identificar a importância dessa imagem. "As vezes eu mostro e digo 'eu estou na primeira foto da Worl Wide Web', mas as pessoas realmente não se importam", afirmou Colette.