Para saber se estamos administrando o nosso tempo basta observar com que frequência nós dizemos: "não tenho tempo!". Já para aprender a administrar o nosso tempo é fundamental ser metódico. Na mitologia grega existem divindades que representam a relação do homem com o tempo: Chronos, que corresponde à medida do Tempo é associado à determinação de datas e fatos históricos, e Kairós que era Filho de Zeus e de Tykhé que é a divindade da fortuna e da prosperidade. Kairós foi descrito como um Jovem que não se Importava com o relógio, e corresponde ao tempo que não podia ser cronometrado. 

A rigor não administramos o tempo, nós podemos administrar o que faremos no presente e projetamos o que poderemos vir a fazer no futuro. O passado é uma referência que pode ter implicações sobre o que fazemos no presente e sobre o que faremos ou não faremos no futuro. Temos, de fato, a prerrogativa de identificar, selecionar e priorizar como iremos dispor o nosso tempo, e devemos estar cientes de que não podemos ter certezas sobre a quantidade de tempo que no futuro, possa estar à nossa disposição.  Veja também: Empreendedorismo - Como evitar o retrabalho.

O uso que possamos fazer do tempo exige administração, pois as demandas de tempo, próprias e de terceiros, são maiores do que o tempo de que dispomos. O filme "O Preço do Amanhã" é uma obra de ficção que aborda de forma contundente as disponibilidades e as relações do tempo com o poder. Desenvolve uma crítica sobre como a sociedade capitalista está condicionada e também condiciona o uso do tempo. Este filme incita reflexões sobre nosso próprio ‘estoque’ de tempo que é em última instância, o nosso maior patrimônio - nossa vida!

É notório que os brasileiros deixam ‘tudo’ para a última hora e que os britânicos são pontuais. As pessoas são regidas por Chronos esperando receber fortuna pelas bençãos de Tykhé. Mas a maioria das pessoas se comporta como Kairós, embora algumas exceções compreendam a importância da administração do tempo e nisto se aplicam.
Um exemplo de rigor quanto a horários, é atribuído por Heine a Kant: "(...) as donas de casa na cidade de Königsberg atualizavam os relógios quando Kant passeava. O filósofo costumava apegar-se à pontualidade. Acordava às 5h00 da manhã e cumpria uma rotina estudada". 

Nos estudos sobre administração do tempo a distinção entre importante e urgente tornou-se clássica e sobre esta classificação  Dwight D. Eisenhower, ex Presidente dos EUA ressalta: "O que é importante é raramente urgente e o que é urgente é raramente importante"

Inovando sobre a perspectiva de administração do tempo a partir da distinção entre importante e urgente, o especialista em administração do tempo, Christian Barbosa autor do livro "A Tríade do Tempo" desenvolveu uma metodologia de mesmo nome de seu livro, acrescentando às categorias de importante e urgente também a categoria de circunstancial, conforme ilustração. 

 

A metodologia da Tríade do Tempo é composta por cinco fases: identidade, metas, planejamento, organização e execução. Destaque-se que para uma práxis-teórica, como a própria expressão indica, é fundamental que existam as condições técnicas para a execução do que estabelece a teoria - sem o que seria apenas uma teoria.

A metodologia Tríade do Tempo pode ser colocada em prática através do Neotriad, uma solução em ambiente ‘cloud computing’ para a gestão do tempo, produtividade e colaboração. A aplicação na gestão do tempo através do Neotriad pode ser feita, inclusive utilizando dispositivos móveis como os smartphones, o que efetivamente possibilita a gestão do tempo a qualquer hora e a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

A solução Neotriad possibilita a práxis teórica da metodologia Tríade do Tempo® para a gestão do tempo, produtividade e colaboração. O Neotriad é disponibilizado em ambiente ‘cloud computing’ e seus usuários contam com recursos que permitem gerenciar tarefas, compromissos, equipes e projetos com fóruns, blogs e compartilhando informações com pessoas que não sejam usuários do sistema, mas que por necessidade precisem ter acesso a determinadas informações. 

Especialmente na sociedade contemporânea o tempo das pessoas é o seu maior patrimônio e por consequência, é também um patrimônio para as organizações. Portanto, a gestão do tempo é importante para todos e urgente para muitas pessoas, que por exageros na destinação de seu tempo em questões circunstanciais e urgentes, frequentemente se descobrem dizendo: "não tenho tempo!".

Artigo contribuído por: Wander Luiz Pio de Sena - www.neotriad.com.br/partner/forma