Os dados da referida empresa apontaram que 74% dos brasileiros abrem mão da privacidade para jogar um game no smartphone ou tablet, fornecendo assim dados como localização, contatos, pacotes de dados e até mesmo fotos, tudo em prol da diversão. Muitas das vezes, essas informações prestadas podem ser utilizadas por criminosos que se utilizam de brechas de segurança existentes nesses aplicativos.

Mas a mesma pesquisa também informa que a grande maioria destes usuários brasileiros estão preocupados com ataques cibernéticos, onde 89% das pessoas que participaram deste estudo, revelaram que se preocupam com vírus ou malwares.

No relatório da Symantec, a empresa informou que: "Este cenário acontece com muitos dos usuários que mais se preocupam com a privacidade móvel, sendo os que menos tendem a tomar precauções para se protegerem, tudo em troca de downloads gratuitos de aplicativos".

A grande ameaça é o desconhecimento em relação as suas vantagens e desvantagens sobre o mantimento da privacidade e também sobre o funcionamento dos aplicativos. Os dados do relatório apresentado pela empresa de pesquisa informaram também que 81% dos participantes, declararam que não sabiam que aplicativos poderiam alterar os favoritos de seus celulares, já, 75% dos mesmos, afirmaram que não sabiam que permissões podem ser concedidas para alguns aplicativos acessarem a câmera e o microfone do dispositivo móvel.

38% dos entrevistados garantiram que desde que consigam obter o aplicativo gratuitamente, não se importam se o app consuma mais bateria de seus aparelhos.

Para o Diretor de Consumo da Symantec, Beto Santos, muitas dessas ameaças móveis atuais estão presentes em aplicativos para dispositivos móveis, onde ele ainda declara que: "Para isso é necessário ter conhecimento de que quando se tratar de um app com a palavra "grátis", a moeda de troca serão os dados pessoais de quem for baixá-los".