De acordo com o The New York Times, o Twitter adicionou um novo recurso na conta de alguns usuários. Por enquanto, apenas usuários de aparelhos equipados com o sistema Android foram os beneficiados. A ideia é manter os usuários na rede de microblog, já que ainda há dificuldade nisso.

No geral, os usuários mais recentes do Twitter permanecem algum tempo no microblog, porém, por não conhecerem muito bem a ferramenta, logo desistem da interação. Assim, com a chamada "timeline instantânea" a ideia é manter tais usuários por mais tempo na rede e fazer com que não abandonem o Twitter com tanta facilidade.

O funcionamento da nova estratégia do Twitter é a seguinte: Após o cadastro de novos usuários, o microblog irá selecionar alguns tuítes para preencher a timeline recém-inaugurada. O aplicativo ficará encarregado de buscar na lista de contatos do dispositivo móvel por pessoas que também utilizam o Twitter, com isso, alguns tuítes serão selecionados para surgirem na timeline do usuário, mas todos de pessoas conhecidas.

Com isso, os novos usuários poderão ver algumas publicações de conhecidos, sem a necessidade de ter de procurar os perfis para segui-los.

Além do recurso, um outro algoritmo ficará responsável por fazer uma análise contextual das publicações dos novos usuários e também dos amigos. Se alguns tuítes falam com frequência sobre algum tema específico, a rede social ira exibir retuítes sobre o mesmo assunto.

A novidade ainda está sendo testada, porém, ao que tudo indica, em breve o Twitter irá lançar a versão completa para os aplicativos das plataformas iOS, Windows Phone e Android, além claro, da versão web. Apesar da novidade parecer bastante interessante aos novos usuários, muitas pessoas já estão questionando o problema relacionado a privacidade.