Conforme documentos revelados pelo site The Intercept, a NSA tem acesso a todas redes de telefonia celular do mundo e pode obter qualquer informação que julgar necessário. Assim, quase 70% das redes de telefonia celular já tiveram informações obtidas pela NSA.

O programa nomeado de Auroragold permite que a agência de inteligência americana plante qualquer vulnerabilidade nas redes de telefonia, bem como permite aos agentes que tenham acesso a mensagens e também ligações telefônicas.

A atual revelação está detalhada em novos documentos vazados pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden, que foram obtidos pelo site. Vale notar que Glenn Greenwald é um dos fundadores da página em questão e ele é um dos jornalistas que revelaram a identidade de Snowden, em junho de 2013.

O The Intercept cita que o projeto Auroragold é controlado por uma entidade dentro da NSA, chamada de Wireless Portfolio Management Office.

Os documentos vazados ainda dão conta que a NSA monitora cerca de 1200 endereços de e-mail de operadoras de celular do mundo. O objetivo é ter controle sobre as novas tecnologias de proteção de dados em smartphones.

A GSMA, entidade internacional que representa os interesses das principais empresas de telefonia e internet do mundo, como Google, Facebook, Intel, Cisco e Microsoft é um dos principais alvos da agência americana.

A entidade é responsável por organizar vários "grupos de trabalho", em que as empresas de tecnologia e telefonia discutem os mais recentes avanços na indústria de telefonia móvel.