Marte é um sonho antigo do homem. Habitar o Planeta Vermelho já está nos planos de vários voluntários do Projeto Mars, por exemplo, que pretende povoar o local daqui há alguns anos. Porém, bem antes que isso aconteça, o projeto "Beam me to Mars", organizado pela empresa espacial norte-americana Uwingu, irá transmitir mensagens e imagens de 90 mil fãs de astronomia nesta sexta-feira (28).

A iniciativa faz parte da comemoração dos 50 anos de lançamento da Mariner 4, a primeira sonda robótica que deixou a Terra rumo à Marte. Cada pessoa que quiser participar da iniciativa terá que desembolsar entre US$ 5 e US$ 100 para enviar seu nome, mensagens e fotografias para o espaço. Com o dinheiro arrecado será possível financiar novos projetos.

A transmissão das mensagens deve ocorrer nesta sexta, a partir das 18h (Horário de Brasília). Celebridades como e ator e comediante Seth Green e George Takei participam da campanha.

As mensagens viajarão na velocidade da luz e chagarão ao Planeta Vermelho em apenas 15 minutos. Lá, elas serão repetidas duas vezes. Cópias das mensagens serão entregues ao Congresso norte-americano, à sede da Nasa, em Washington, e à Organização das Nações Unidas, em Nova York, como amostra do apoio à exploração espacial.

Atualmente, a Nasa conta com três sondas em órbita e dois robôs trabalhando na superfície de Marte. Já a Agência Espacial Europeia e a Índia possuem um módulo orbital. O programa espacial da Nasa tem como objetivo, no futuro, enviar astronautas ao Planeta Vermelho.