Você já deve ter se deparado no Facebook com mensagens supostamente estranhas postadas por algum amigo, ou mesmo a publicação de posts com propagandas (no geral, enganosas) de como emagrecer, para enriquecer de forma rápida e simples ou mesmo apresentando links de acesso para possíveis fotos reveladoras. Então, se viu, qual foi a sua reação? Avisou o amigo ou julgou como algo normal?

Saiba que os sinais apresentados acima indicam que o seu amigo pode ter tido a conta invadida ou mesmo está sendo alvo de algum golpe. Ao clicar em algum link de spam, um arquivo com vírus pode acessar uma página do Facebook falsa ou mesmo ter a senha roubada.

Veja algumas dicas de como reagir se perceber que uma conta foi invadida ou mesmo está postando links suspeitos:

Avise o seu amigo

Em primeiro lugar, caso perceba que seu amigo no Facebook está sendo alvo de alguma fraude ou mesmo que está enviando mensagens de spams, avise-o imediatamente. Muitas vezes a pessoa não se deu conta de tais mensagens. Instrua o seu amigo a visitar a seção de segurança no Facebook. No local ele terá orientações de como excluir todas as ações que estão sendo praticadas sem o seu consentimento. Além disso, no Registro de atividades o usuário poderá conferir se houve alguma publicação indevida, bem como alguma suposta invasão.

Denunciar spam

Avisar o amigo é o ideal sobre o envio de spam, porém, você também precisa denunciar o caso ao Facebook. Para fazer isso, sobre o post suspeito, clique na seta localizada no topo e em seguida em "Denunciar/Marcar como spam".

Recuperação de conta

Em alguns casos, os invasores acabam alterando dados na conta do Facebook e até alterando a senha. Então, para recuperar a senha da conta invadida é necessário ir até a página de identificação do Facebook e informar os dados reais na rede social. Comunique imediamente o dono do perfil hackeado para que o mesmo efetue estas mudanças.

Compras sem autorização

O invasor da conta no Facebook pode ter usado as informações para realizar alguma compra indevida em aplicativos. Caso a invasão seja descoberta, também é necessário verificar o histórico de compras e saber se ocorreu alguma compra indevida. Para solicitar a revisão de um possível gasto basta entrar em contato coma Central de suporte de pagamentos.

Com estas e outras precauções de segurança, você dificulta a ação maliciosa de hackers em sua conta nas redes sociais e também ajuda seus amigos.