Segundo o próprio Google, os trabalhos junto aos fabricantes de hardware já foram iniciados, tudo isso em uma tentativa de ajudar as mesmas a produzir um dispositivo móvel (smartphone) Android de baixo valor comercial e de bom desempenho, que poderá ser apresentado muito em breve.

De acordo com vários sites de notícias, entre eles o NDTV, o Google está se preparando para um grande evento que deverá ocorrer ainda este mês, mais precisamente no dia 15 de setembro na Índia, evento marcado para apresentar o primeiro smartphone com o Android One.

Entre as empresas que poderão fabricar o dispositivo móvel "de baixo custo" do Google, estão empresas como a Micromax, Karbonn Mobile e Spice Mobile; ainda de acordo com estas informações, essas empresas já estariam produzindo aparelhos que não custariam mais do que US$ 100.00.

Para matar a curiosidade de muitos, o Google deu detalhes de como poderá ser um destes smartphones. O aparelho produzido pela Micromax em parceria com a gigante das buscas na internet terá uma tela de 4,5 polegadas, suporte para dois chips, rádio FM, slot para cartão SD e o sistema operacional já citado nesta matéria.

Com essa decisão de produzir smartphones de baixo custo com desempenho eficiente, o Google espera atingir um nicho ainda maior de pessoas em todo mundo, uma vez que a companhia irá ter o controle total sobre o seu software instalado nos aparelhos. Vale salientar que os mesmos irão receber atualizações automáticas.