O Google anunciou na quarta-feira (30) a independência do Hougouts, ou seja, agora será possível usufruir o serviço sem ter qualquer vínculo com o Google+, a rede social da companhia. Com isso, para realizar videoconferência não será mais necessário ter uma conta no Google+.

O motivo para a decisão está relacionado ao crescimento do Hangouts. Para usar o serviço, agora, só será necessário uma conta no Google Apps.

Conforme informações, a novidade só está disponível, por enquanto, para smartphones, porém, em breve, o Google adiantou que todos os usuários poderão aproveitar o serviço de ligações em vídeo.

"O objetivo desse lançamento é para tornar mais fácil a comunicação entre trabalhadores e empresas por vídeo. Nossos clientes reconhecem o valor da conversa face-a-face e estão demandando isso", disse o Google.

"O Hangouts está coberto agora pelos mesmos termos de serviço que suportam outros produtos do Google Apps for Business, como o Gmail e o Drive", escreveu Bayor, em um post no blog do Google Apps. "Isso significa que conta com suporte por telefone 24x7 e uptime garantido de 99,9%, bem como certificações ISO27001, SSAE 16/ISAE 4302 e SOC 2. A integração com o Google Apps Vault está prevista para até o fim do ano", diz ainda o texto.