Muitos de nossos leitores devem estar se perguntando, o que são algoritmos? Por que algo que eu nem saiba o que é pode dominar o mundo? Se você é uma dessas pessoas, vamos explicar da melhor maneira possível.

Se você procurar o conceito de Algoritmo nas mais diversas fontes, vai ter como resultado definições mais ou menos como essa: Algoritmo pode ser definido como um conjunto de passos que deve ser seguido para obter o resultado esperado, ou seja, a designação de tarefas uma a uma que leva a um resultado. Uma comparação que você encontra frequentemente é uma receita de bolos, você segue a receita para o bolo dar certo, esqueça de qualquer passo da receita e o seu bolo vai por água a baixo, a receita (passo a passo) é um algoritmo. Veja também: 10 tecnologias recentes que mudaram a nossa vida.

Como isso tudo pode acabar controlando nosso mundo? Porque a programação de toda e qualquer tecnologia se dá por um algoritmo, toda linguagem de programação é um algoritmo, pois os comandos são exatamente como a receita do bolo que citamos acima. Um ótimo exemplo é um fluxograma. Veja a nossa matéria sobre o fluxograma.

Busca do Google

E você aí achando que o Google sempre foi o único mecanismo de pesquisa da internet não é? Antes dele alguns outros sites tentaram, mas não suportaram a hegemonia do algoritmo de PageRank do Google que era muito mais eficiente.

Na atualidade o Google corresponde a 66,7% do comércio por busca nos Estados Unidos, seguido pela Microsoft (18,1%), o Yahoo (11,2%), o Ask (2,6%) e a AOL (1,4%), com uma diferença tão pequena talvez os outros mecanismos de buscas o alcancem algum dia. Devemos lembrar também que o Google não lidera só no campo de mercado, ele também lidera em qualquer tipo de pesquisa feita na internet, podemos afirmar isso pelo simples fato de muitas pessoas pesquisarem no Google pelo site que querem acessar por estarem com preguiça de digitar o endereço do mesmo na barra de links e o buscador ser sua página inicial.

O PageRank que citamos como a estrutura do algoritmo do Google trabalha em conjunto com programas automatizados chamados de spiders ou crawlers, juntamente com um vasto índice de palavras-chave e suas localizações. O algoritmo funciona com uma avaliação do número e qualidade de liks para uma página otendo uma estimativa aproximada do quão importante é o site avaliado. Isso funciona a partir das "citações de fonte", o que explica o fato de que quando um site disponibiliza um conteúdo, pede para linkar a postagem para sua fonte. Quanto mais links existirem para o site avaliado, mais importante e bem posicionado na busca ele é. A busca é ainda mais aprimorada quando o algoritmo avalia frequência e a localização das palavras-chave dentro do site e por quanto tempo ela existiu.

Timeline do Facebook

Você pode achar que não, mas se você for um usuário do Facebook temos quase certeza que é nele que você perde a maior parte do seu dia. É literalmente um tempo perdido, porque além de não te trazer nenhum tipo de produção, o algoritmo dele acaba te prendendo por mais tempo na rede social, reduzindo seu precioso tempo que poderia ser usado em algo útil a quase zero. Se quiser você pode escolher ver todas as atualizações de seus amigos em ordem cronológicas, mas se você deixar as configurações padrão do Facebook agirem, você se tornará um escravo seduzido pelo algoritmo de seleção de conteúdo, que separa o tipo conteúdo que você mais pesquisa e acessa e o exibe frequentemente em sua timeline.

Esse algoritmo funciona filtrando vários fatores, como o seu número de comentários em postagens sobre o assunto, quem fez a postagem (existe um sistema de popularidade e pessoas com quem você mais interage em seu perfil, seja curtindo, comentando ou compartilhando) e também qual é o tipo de postagem (uma foto, um vídeo, um status, uma atualização de perfil e etc.).

OkCupid Data Matching

Namoro online no mundo tecnológico que vivemos se tornou algo normal, no caso de alguns sites, facilitar o reconhecimento do melhor par possível para o usuário pode ser uma mina de dinheiro, gerando uma indústria do ramo que rende 2 bilhões de dólares.

Sites como o Match.com, eHarmony e o OkCupid estão garantindo um aumento de 3,5 no mercado das redes sociais especializadas na formação de casais. As características de cada usuário são refinadas ao máximo, destacando qualidades e defeitos de cada um, preferências, gostos e todo tipo de personalidade que possa ser apresentada em alguém, depois que essas são definidas, resta ao poderoso algoritmo desses sites fazer o difícil trabalho de encontrar o seu par perfeito.

Vamos usar como exemplo o OkCupid, que tem como seu co-fundador  Christian Rudder, um matemático formado na Harvard. O OkCupid tem uma abordagem totalmente analítica para realizar seus encontros on-line, arrancando todas as informações possíveis de seus usuários, porém, interesses em comum não são tudo em um relacionamento, a chave para gerar o melhor par possível é a importância que o usuário dá para a pergunta que lhe foi feita em relação a importância que o seu possível parceiro também deu.

Se você pelo menos entende a língua inglesa, abaixo temos um vídeo onde um dos fundadores do OKCupid explica detalhadamente como funciona o algoritmo do site.

Coleta de dados, interpretação e criptografia da Agência Nacional de Segurança dos EUA

Edward Snowden que o diga, não é mesmo? Todos dizem que se sentem vigiados o tempo todo, e estão! Pelos algoritmos da NSA. Milhões de cidadãos inocentes tiveram informações confidenciais acessadas pela NSA recentemente, juntamente com documentos vazados que revelaram a existência de inúmeros programas de vigilância operados em conjunto pela Five Eyes, uma aliança de inteligência composta pelos EUA, a Austrália, o Canadá, A Nova Zelândia, e o Reino Unido. Juntos esse países nos vigiaram por um bom tempo, e adivinha como? Com seus algoritmos que tudo veem, sim, tudo mesmo, até a imagem da sua webcam aí!

Se acha que é só o mecanismo de coleta e interpretação de dados da NSA que é incrivelmente poderoso, é porque você não leu o subtítulo direito. A NSA também tem um algoritmo extremamente complexo que é responsável por criptografar, fazer a troca de chaves, assinaturas digitais e hashing de seus documentos, tanto os secretos quanto os não secretos, e acredite, é quase impossível quebrar uma criptografia dessas, "quase".

"Você também irá gostar de..."

Até mesmo em nosso site você pode ver um anuncio desses, e ele misteriosamente está mostrando algo que você estava procurando a pouco tempo, como aquele celular novo ou um Playstation 4 no meu caso. Como pode eu estar procurando por esse produto e de repente ele começa a aparecer nos banners dos sites que visito? Esse é o algoritmo dos anúncios dos sites de venda da web.

Esse algoritmo é mais simples do que pode parecer, funcionando como uma bolha, essa bolha contém o material que você mais procura ou compra em buscadores da internet, o que você pesquisar vai ficar gravado nessa bolha, se tornando cada vez mais específica. Como todos os outros algoritmos este tem uma pequena falha, em certas horas ele pode se tornar extremamente burro, e por sua culpa. Se você comprar um livro de crianças para o seu filho de 6 anos, prepare-se para ver muita oferta de conteúdo infantil por algumas semanas.

Google AdWords

O Google AdWords funciona de uma forma bem parecida com o item citado acima, porém ele é mais abrangente, pegando não somente conteúdos relacionados à venda, mas também conteúdos de páginas da internet ou que pertençam ao próprio Google. Um bom exemplo é o Facebook, que exibe aqueles anúncios muito interessantes no canto direito da sua timeline.

Estoque de negociação de alta frequência

O setor financeiro vem usando muito a tecnologia para facilitarem suas vidas e realizar a tomada de decisões mais rapidamente, tudo pela análise e estrutura lógica construída automaticamente pelos algoritmos, esses que podem ser chamados de bots, por fazerem exatamente o trabalho que um ser humano demoraria no mínimo um segundo para fazer algo que eles fazem em um milissegundo.

Deixar tudo nas "mãos" de um algoritmo pode ser perigoso, pois como sabemos, a margem de erros pode ser pequeníssima, mas existente, para estes casos uma opção de tornar o controle para o modo manual é muito bem vinda. O mesmo ocorre no piloto automático dos aviões, caso algo esteja errado o piloto pode assumir o comando.

Compressão MP3

Quando as músicas eram gravadas antigamente, acabavam gerando arquivos enormes, que acabavam ocupando boa parte dos HD’s que já eram minúsculos. Com o passar do tempo, a exigência de uma transmissão de dados mais rápida se tornou prioridade, o que acabava exigindo uma compressão no tamanho das músicas, fazendo com que seus dados ficassem mais "expremidos" em um arquivo.

Finalmente, em 1987, pesquisadores da Alemanha conseguiram criar o algoritmo brilhante que comprimia os dados gerados por músicas em um formato que gerava um arquivo muito menor que o normal, o MP3, que reduzia cerca de um décimo do tamanho original as mais pedidas das rádios.

CRUSH da IBM

Nunca ouviu falar? Muito em breve é provável que você vá conhecê-lo. Uma nova tecnologia que está sendo introduzida nos departamentos policiais mundo a fora, ela é conhecida como análise preditiva.

Em 2010 foi anunciado que um software da IBM de análise preditiva, o qual chamaram de CRUSH (Criminal Reduction Utilizing Statistical History ou Redução Criminal Utilizando História de Estatística, no português) estaria sendo introduzido no departamento policial de Memphis, o que gerou resultados muito satisfatórios, uma queda de 30% nos crimes, os quais 15% eram de origem violenta. Desde então o software foi se espalhando pelo mundo.

O algoritmo do programa consiste na combinação da agregação de dados e análises estatísticas, calculando o padrão da maioria dos crimes por região e criando uma espécie de "adivinhação de crimes", que no final os imprime em um mapa que indica os pontos onde existe uma maior probabilidade de crime.

No futuro esse algoritmo será aprimorado, e contará com a vigilância de veículos aéreos não tripulados, que estarão o tempo todo rastreando possíveis crimes e informando as atividades online, de GPS, assinaturas digitais pessoais, bioassinaturas e qualquer outro tipo de comunicação do suspeito em tempo real.

Auto-Tune

Por ultimo, porém o mais divertido, temos o Auto-Tune, que é um auto sintonizador. Estes dispositivos processam um conjunto de regras que ajusta a tonalidade das músicas para o mais perfeito possível, seja ela cantada ou somente tocada por algum instrumento, buscando o semitom mais próximo da perfeição.

Curioso ou não, o Auto-Tune foi desenvolvido pela Exxon’s Any Hildebrand, que originalmente usou seu algoritmo para interpretar dados de abalos sísmicos.