De acordo com o Daily Mail, a empresa londrina Enviro-Cool recebeu da Comissão Europeia para pesquisa, a quantia de 930 mil euros ou aproximadamente US$ 1,2 milhões para desenvolver uma tecnologia que consiga gelar latas de cervejas ou garrafas em menos de um minuto.

E assim surgiu a Rapidcool, que promete gelar uma lata de cerveja em apenas 45segundos aproximadamente. O aparelho funciona tanto para latas ou garrafas, levando o líquido das embalagens a uma temperatura ambiente de 4ºC.

Em seu site oficial, a Enviro-Cool declara o seguinte: "Aconteceram muitas tentativas de fabricar refrigeradores rápidos de bebidas, mas o problema era sempre o tempo de refrigeração do líquido; às vezes muito rápido, que faziam com que as camadas externas do líquido se congelassem, gerando assim um gelo fino que era inadmissível aos consumidores e em outro caso, a forma de se evitar esse congelamento, era o de agitar o líquido durante o processo, mas em caso de bebidas gasosas, ela explodia quando o recipiente era aberto".

Assim sendo, a empresa desenvolveu o V-Tex, com o uso da tecnologia Rapidcool, que rotaciona a garrafa ou lata a uma velocidade especifica, evitando a formação de bolhas e explosões. O V-Tex será comercializado em três versões, uma comercial e duas domésticas, sendo que as domésticas são denominadas de V-Tex Domestic e V-Tex Compact e resfriam garrafas e latas de diferentes tamanhos, começando pela garrafa de vinho de 150 ml, long-neck a garrafas de 500 ml; o tempo de refrigeração varia de acordo com o tamanho do recipiente, que vai de 45 segundo em média até 6 minutos.

Ainda de acordo com a fabricante do V-Tex - Rapidcool, o "refrigerador rápido" reduz em 90% o consumo de energia em relação aos tradicionais refrigeradores encontrados em bares e supermercados.

Em uma pesquisa realizada pelo Daily Mail, a energia na Europa gasta por refrigeradores comuns usados em bares e supermercados ou estantes refrigeradas com portas chega a 85TWh por ano, gasto esse, suficiente para gerar energia para 20 milhões de casas.