A página principal de buscas do Google nesta quinta-feira, 22 de agosto de 2013, presta sua singela homenagem ao compositor francês Claude Debussy, que se estivesse vivo, completaria 151 anos de vida nesta data de hoje.

A homenagem do Google é com o doodle do dia, onde o mesmo traz uma animação musical com cena européia do século XX, com carros antigos, bicicletas e até mesmo um barco passeando pelo rio aos acordes de Claire de Lune. Na imagem também é possível perceber a mudança de iluminação dos postes de acordo com os acordes musicais.

Mas voltando ao homenageado; Claude Debussy nasceu na cidade de Saint-Germain-en-Laye, na França, no dia 22 de agosto de 1862, tornando-se mais tarde um dos principais expoentes do estilo impressionista na música, sendo que aos nove anos de idade o menino já demonstrava todo seu talento à frente de um piano. Dois anos mais tarde, ou seja, aos 11 anos Debussy fora mandado ao Conservatório Musical de Paris, onde 11 anos depois, já aos 22 anos de idade, ele recebeu o seu primeiro prêmio musical, o Grand Prix de Roma, que lhe rendeu uma bolsa de estudos em música clássica, sendo que a partir daí, Claude Debussy alavancou a sua carreira musical.

Já em 1890, Debussy criou a Suite Bergamasque, que incluía Claire de Lune, a mesma obra que se escuta hoje em sua homenagem no site principal do Google. Além de várias homenagens em relação à música, Debussy também foi condecorado cavaleiro da Legião de Honra do governo Francês.

O compositor francês viveu até os seus 55 anos de idade, quando veio a falecer vítima de um câncer, no dia 25 de março de 1918, data esta que coincidiu com uma das últimas grandes batalhas da Primeira Guerra Mundial. Acesse a página inicial do Google.