Após poucos minutos de falha no Google, o tráfego mundial de internet caiu 40% na noite da última sexta-feira (16). De acordo com um levantamento da empresa GoSquared, o tráfego mundial acelerou após a restauração dos serviços da gigante de buscas.

A falha afetou todos os serviços do Google, como o próprio buscador, Gmail, Drive, Maps, entre outros. De acordo com a companhia, o problema durou "entre um e cinco minutos".

Na sua página, o Google afirmou que durante a interrupção de seus serviços, "de 50% a 70% das requisições ao Google receberam mensagens de erro".

A companhia relatou ainda que o serviço foi restaurado para a maioria dos usuários no primeiro minuto, e que após quatro minutos estava de volta para o restante.

Para o site Business Insider a queda acentuada no tráfego e o alto pico registrado após a restauração dos serviços, apenas demonstra o grande poder da gigante de buscas na internet.  "Se o Google sofresse uma pane prolongada, é provável que a atividade na internet se recuperasse logo, à medida que empresas e usuários mudassem para serviços semelhantes", diz o site. "No entanto, é alarmante o fato de que uma única companhia tem tanta influência sobre uma indústria tão grande e importante."