Os campeões de reclamações por parte dos consumidores costumam ser os bancos e as operadoras de telefonia. Porém, de acordo com um levantamento da E-life, os bancos estão cada vez mais usando as redes sociais para interagir com os seus clientes, muito mais que as operadoras.

O estudo revelou que os bancos responderam 57% dos posts recebidos entre os dias 15 e 21 de julho, no Facebook. O número corresponde a três vezes mais que as operadoras, que responderam apenas 18% dos posts.  No Twitter, os bancos responderam 84%, contra 28% das operadoras.

Em ambos os segmentos, o Twitter é o canal mais usado pelas partes para haver uma comunicação. No total, as empresas registraram 9.094 posts no Twitter e 7.381 no Facebook.

Todas as marcas de operadoras usam o Twitter para realizar atendimento ao cliente, no Facebook, apenas duas delas usam o mural da Fan Page para interagir com os seus clientes. Entre os bancos, todos usam o Twitter e apenas um possui um mural fechado no Facebook.

Entre as operadoras, os assuntos mais comentados são internet, atendimento, sinal e conta. Entre as instituições financeiras, os assuntos mais citados são conta, cartão e atendimento.