Nesta quinta-feira (20), durante um evento na sede do Facebook, em Menlo, na Califórnia, a rede social apresentou uma novidade para o Instagram: a inserção de vídeos de até 15 segundos.

Mark Zuckerberg, ao abrir o evento disse que a "missão do Facebook é dar poder para as pessoas compartilharem e ficarem mais conectadas". "Por isso desenvolvemos quatro aplicativos diferentes, do aplicativo do Facebook, o Messenger, o Instagram e o Pages."

O Instagram é famoso por suas fotos, no entanto, agora contará também com vídeos curtos, ou seja, de no mínimo 3 segundo e máximo 15 segundos.

Kevin Systrom, CEO do instagram, disse que as fotos são o DNA da rede social, que já possui mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.  "Essas pessoas querem compartilhar o mundo em tempo real", disse. Systrom salientou que 130 milhões de pessoas usam o serviço diariamente.

Os vídeos terão a função de fotos. "Vídeo é uma mídia complexa, mas o Instagram quer fazer algo simples, como já são as fotos no serviço", disse Systrom. "A beleza dos vídeos, de permitir que os usuários façam bons vídeos, também é o foco da atualização do aplicativo. Compartilhar estes conteúdos com a comunidade também será o foco", disse ainda.

Vale lembrar que o Facebook adquiriu o Instagram em abril de 2012 por US$ 1 bilhão.

A inclusão de vídeos já está disponível aos usuários, basta apenas ir na loja de aplicativos do smartphones (Android e iOS) e atualizar o aplicativo.