Na última semana um polêmico vídeo causou alvoroço no Facebook. Muitos usuários criticaram duramente a rede social por deixar no ar imagens de uma mulher sendo decapitada por um grupo de criminosos. O vídeo, que teve mais de 14 mil compartilhantes, teria sido gravado no México.

De acordo com um comunicado sobre o vídeo, o Facebook disse: "Nós removeremos vídeos como esse que são denunciados a nós, enquanto avaliamos nossa política e nossa abordagem a esse tipo de conteúdo."

Vale lembrar que a rede social de Mark Zuckerberg relutou na retirada no vídeo. Em um comunicado anterior, o Facebook informou que manteria as imagens: "As pessoas estão compartilhando este vídeo para condená-lo.

Da mesma forma como programas jornalísticos na televisão usam imagens inquietantes mostrando atrocidades, as pessoas podem compartilhar vídeos inquietantes no Facebook com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre ações ou causas. Embora o vídeo seja chocante, nossa postura está fundamentada na preservação dos direitos das pessoas de descrever, representar e comentar sobre o mundo em que vivem."

Conforme a Declaração de Direitos e Responsabilidade do Facebook, não é permitido publicar conteúdo que "contenha discurso de ódio, seja ameaçador ou pornográfico; incite violência; ou contenha nudez ou violência gráfica ou desnecessária".

O vídeo foi removido do Facebook no dia 27 de abril: "Analisamos o vídeo denunciado. Como ele viola nossos Padrões de comunidade em violência gráfica, incluindo sinais de danos a alguém ou a algo, ameaçadas à segurança pública ou roubo e vandalismo, foi removido. Informaremos (...) de que o vídeo dele foi removido, mas não divulgaremos quem o denunciou. O Facebook nunca divulga o nome de quem enviar uma denúncia", informava a mensagem.