Nesta quinta-feira (4), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a rede de internet móvel 4G estará disponível até o final de abril para as cidades-sede da Copa das Confederações, ou seja, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

"Nós não temos dúvida de que o prazo vai ser cumprido, talvez não com a cobertura total", disse o ministro em relação a data de entrega da internet 4G no país.

O ministro ainda disse que o governo irá dar condições para que as empresas de telefonia consigam prestar o serviço. De acordo ainda com Paulo Bernardo, um dos grandes desafios da implantação da tecnologia é a instalação das antenas. "Os usuários querem o serviço, mas não querem as antenas", disse.

"Algumas antenas nos estados têm que ser menores, como caixas de sapato. Em Brasília já tem. Isso é solução porque de fato a pessoa não quer abrir a janela e ver uma tonelada de fios pendurados na sua janela", afirmou.

Além disso, Paulo Bernardo falou sobre o fim do sinal da TV analógica. O sinal será desligado no dia 30 de junho de 2016.

"Em 30 de junho de 2016 será desligado o sinal da TV analógica no Brasil. Temos que garantir que todos tenham o aparelho digital", afirmou Bernardo no programa "Bom dia, ministro" transmitido pela TV estatal NBR.