Cabo coaxial é uma espécie de cabo condutor usado para a transmissão de sinais. Ele recebe tal nome por ser constituído de várias camadas concêntricas de condutores e isolantes.  O cabo coaxial é basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante, e ainda rodeado por uma blindagem.

Em virtude de sua blindagem adicional, o cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores usados em linhas de transmissão, como proteção contra fenômenos da indução, que é causado por interferências elétricas ou mesmo magnéticas externas.

Os cabos coaxiais são utilizados em várias aplicações, desde áudio até linhas de transmissão de alta frequência. A sua velocidade é bastante alta em decorrência da tolerância a ruídos em virtude da malha de proteção existentes nos cabos, podendo atingir velocidade máxima de transmissão de 20 Mb/s.

O cabo coaxial foi inventado pelo engenheiro e matemático Inglês Oliver Heaviside, que patenteou o projeto em 1880.

Qual velocidade o cabo coaxial atinge

O cabo coaxial costuma manter uma capacidade constante e baixa, independente do comprimento, assim, permitindo suportar velocidades na ordem de megabits/segundo, sem necessidade de regenerar o sinal ou mesmo sem distorções ou ecos.

Quando a malha externa do cabo coaxial é feita de alumínio, ele é denominado como grosso, ou de banda larga, possuindo uma resistência de 75 ohms, transmitindo assim, dados em uma velocidade de até 10 mbps (megabites por segundo) à frequência de 10 gigahertz. Esse cabo é amplamente usado em circuitos de TV, podendo também ser indicado para instalações externas, como em conexões de redes de computadores que estão localizados em diferentes prédios.

No entanto, se a malha externa for de cobre, a resistência obtida é de 50 ohms, permitindo transmissão de dados à velocidade de 10 mbps a uma frequência de 2 ghz. Conhecido como cabo coaxial fino ou de banda base, obedece ao padrão 10Base2, sendo mais usado em redes padrão Ethernet com baixo escopo atuante. Podendo assim, ter no máximo 185 metros comprimento e até 30 nós.

Por que usar cabo coaxial?

Cabo coaxial tem muitas vantagens sobre o cabo de par trançado, mas também algumas desvantagens. Tem uma grande gama de frequências que lhe permite transportar vários sinais, tornando-a ideal para o uso de muitas operadores de televisão. Cada canal tem também uma maior banda larga que permite o vídeo de alta definição. A blindagem reduz perda de sinal e outras interferências, permitindo um cabo com maiores comprimentos entre amplificadores. No entanto, cabo coaxial é mais caro para instalar, e ele usa uma topologia de rede que está propensa a congestionamentos.

Como funciona o cabo coaxial

O cabo coaxial é constituído por uma parte central, denominada alma, ou seja, trata-se de um fio de cobre, envolvido num isolador, em seguida uma blindagem metálica entrançada e por último uma bainha externa. 

Capa ou Bainha: é responsável por proteger o cabo do ambiente externo. Geralmente é de borracha (às vezes de Cloreto polivinil (PVC), ou raramente de teflon).

Blindagem: é o envelope metálico que envolve os cabos permitindo proteger todos  os dados que são transmitidos nos suportes dos parasitas (que são também chamados "barulho") que podem ocasionar em uma distorção dos dados.

Isolador: envolve a parte central e é formado por um material dielétrico que tem a função de  evitar qualquer contato com a blindagem, provocando interações eléctricas, ou seja, um curto-circuito.

Condutor: possui a função dede transportar os dados, geralmente é formada somente por um fio de cobre ou vários fios entrançados.

O cabo coaxial é responsável por exercer uma onda eletromagnética entre o núcleo interno e blindagem. Em decorrência da blindagem, o sinal é muito melhor, já que não há possibilidade de qualquer interferência.

[CURSO]103[/CURSO]

Onde o cabo coaxial é aplicado

O cabo coaxial é usado para transportar sinais de televisão e também ligar equipamentos de vídeo. Os cabos também podem ser usados para transportar sinais de rádios, conectar receptores, transmissores e antenas.  Esse tipo de cabo já foi utilizado para ligar computadores me redes locais (LANS), porém, foi trocado para o par trançado.

A principal razão da sua utilização deve-se ao fato de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir, por fenômenos de IEM ( Interferência Electromagnética). Os cabos coaxiais geralmente são usados em múltiplas aplicações desde áudio até as linhas de transmissão de frequências da ordem dos gigahertz. A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças à malha de proteção desses cabos. Os cabos coaxiais são utilizados nas topologias físicas em barramento.Os cabos coaxiais são usados em diferentes aplicações:

  • Ligações de áudio
  • Ligações de rede de computadores
  • Ligações de sinais de radiofrequência para rádio e TV - (Transmissores/receptores)
  • Ligações de radioamador

Este artigo foi um pedido da leitora Lílian Morais via Facebook. Tem dúvidas, sugestões de pautas, envie para nós.