De acordo com um estudo apresentado nesta segunda-feira no SLPEEP 2012, em Boston, dormir menos de seis horas por noite pode ser extremamente prejudicial para o bom desempenho do nosso corpo. Um dos riscos que foram apresentados é a maior probabilidade de sofrer um derrame cerebral mesmo em adultos que não apresentam qualquer problema cardiovascular.

Para realizar o estudo, os pesquisadores da Universidade de Alabama, nos EUA, observaram 5.666 participantes por três anos. No início da pesquisa, nenhum dos voluntários apresentou qualquer problema relacionado a eventos cardiovasculares, sintomas de derrame ou risco de apneia do sono.

Para tanto, no final dos três anos de estudo, os pesquisadores conseguiram detectar uma ligação direta entre o hábito de dormir menos de seis horas por noite e sintomas de derrame cerebral. "Nós especulamos que dormir pouco possa ser um precursor de fatores de risco tradicionais para doenças cardiovasculares, e uma vez que uma pessoa passe a ter esses outros fatores de risco, eles se tornam mais expressivos do que a restrição do sono sozinha", diz Megan Ruiter, uma das autoras da pesquisa.

Os resultados obtidos nesta primeira pesquisa devem incentivar que outros estudos no segmento sejam feitas e assim, poder conscientizar as pessoas que uma boa noite de sono pode ajudar muito a saúde do coração.

"Comportamentos relacionados ao sono podem ser modificados com abordagens cognitivas e comportamentais, assim como com intervenções com medicamentos. Nossas conclusões podem servir como uma base preliminar para o uso de terapias para o sono para evitar eventos cardiovasculares", afirma Ruiter.